Futebol

Corinthians vence o Criciúma, mas vai disputar a pré-Libertadores

Mano encerrou a sua segunda passagem pelo Corinthians.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

SÃO PAULO - O Corinthians precisará disputar um mata-mata para se juntar ao grupo do São Paulo na Copa Libertadores da América de 2015. Na tarde deste sábado, a equipe fez a sua parte ao derrotar o Criciúma, lanterna do Campeonato Brasileiro, com uma vitória por 2 a 1 em Itaquera, mas viu o último objetivo de Mano Menezes no clube ser frustrado por uma suada virada do Internacional sobre o Figueirense, pelo mesmo placar.

Com a confirmação da tendência de troca de comando técnico em 2015, Mano encerrou a sua segunda passagem pelo Corinthians com uma quarta colocação no Brasileiro, totalizando os mesmos 69 pontos do Inter, que foi ao grupo 4 da Libertadores por levar a vantagem no número de vitórias.

Para tentar superar o time gaúcho na tabela, o Corinthians dominou o primeiro tempo neste fim de semana e abriu o placar com Elias. Na etapa complementar, os comandados Mano diminuíram o ritmo e cederam a igualdade para o lanterna, que anotou com Roger Guedes. Um bonito gol de Fábio Santos, no entanto, manteve o Criciúma com apenas 32 pontos ganhos.

O jogo

Vaiado por boa parte da torcida quando foi anunciado pelo locutor do estádio de Itaquera, Mano Menezes viu o Criciúma acuar o Corinthians nos primeiros minutos de partida. O time visitante jogava solto, sem pressão, embora continuasse a demonstrar deficiências técnicas em sua despedida da Série A.

Não demorou, contudo, para o Corinthians assumir o controle do jogo. Aos sete minutos, Ralf encurtou o caminho para o ataque com um bom lançamento para Petros, que apareceu diante do goleiro Bruno e chutou para o alto ao ser pressionado pela marcação do Criciúma.

Apesar da conclusão errada, Petros estava em tarde inspirada. O meio-campista apareceu novamente no ataque logo em seguida, com um chute cruzado da esquerda. Guerrero completou a jogada já dentro da pequena área, e a bola passou poucos centímetros acima da meta.

A chance clara de gol animou o Corinthians, que assustou o Criciúma com duas bolas na trave. Aos 13 minutos, na cobrança de escanteio de Renato Augusto (que havia batido falta para Anderson Martins cabecear com perigo pouco antes), Guerrero subiu mais do que todo o mundo e mandou no travessão. Aos 17, o peruano foi acionado por Elias dentro da área, de costas para a defesa, e preferiu rolar para trás a concluir a jogada. Petros bateu colocado, no poste.

O gol saiu aos 26 minutos. Renato Augusto fez um bom desarme no campo de ataque e apostou na passagem de Petros pelo lado esquerdo. O jogador pareceu se atrapalhar a princípio, porém conseguiu dar uma bela assistência para Elias, que girou bem e colocou a bola na rede.

Com a torcida do Corinthians em festa, o Criciúma se abateu e ficou cada vez mais distante de ser aquela equipe contundente do princípio do jogo. Para piorar, o goleiro Bruno se contundiu no lance do gol e precisou ser substituído por Edson, que teve bastante trabalho ainda antes do intervalo.

No final do primeiro tempo, quem apareceu com destaque pelo Corinthians foi Malcom. Aos 38, ele fez boa jogada pela direita e tocou para Guerrero, que até conseguiu finalizar no meio da defesa adversária, mas mandou para fora. Aos 43, o prata da casa deu a bola de calcanhar para Elias chutar firme. Edson defendeu.

Na tentativa de fazer o Criciúma se fazer notar em Itaquera, o técnico Luizinho Vieira colocou o jovem e veloz Douglas Moreira na vaga de Ricardinho no segundo tempo. Quem chamou a atenção pela rapidez já no primeiro minuto, contudo, foi Malcom. O novato carregou a bola pela direita e bateu rasteiro e cruzado ao se aproximar da área, quase acertando a trave.

Apesar de ter começado bem o segundo tempo, o Corinthians se acomodou com a vantagem. E acabou castigado. Aos 15 minutos, o goleiro Cássio ficou no meio caminho em uma cobrança de escanteio do Criciúma. Roger Guedes venceu a disputa com Fábio Santos e surgiu na segunda trave para desviar para dentro.

O empate foi a senha para a torcida do Corinthians aumentar o coro pela entrada de Danilo. Mano Menezes resolveu atender, colocando o veterano armador, muito útil em situações semelhantes ao longo da temporada, no lugar de Petros. Deu resultado mais uma vez.

Aos 24 minutos, o Corinthians quase voltou a ficar à frente no marcador. Danilo chutou fraco em um cruzamento rasteiro de Fagner, mas Edson deu rebote. Praticamente debaixo das traves, Malcom desperdiçou a grande oportunidade ao jogar a bola no travessão.

Logo no minuto seguinte, no entanto, a aflição da torcida corintiana foi embora. Fábio Santos acabou acionado depois de uma excelente troca de passes entre Guerrero e Danilo, tabelou com Renato Augusto e invadiu a área pela esquerda para colocar a bola no fundo do gol. Pouco mais tarde, veio a notícia da virada do Internacional em cima do Figueirense. Mas o público já não parecia mais se importar. Àquela altura, estava mais preocupado em torcer pelo rebaixamento do rival Palmeiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.