Mundial de Vôlei

Brasil vence a Itália e conquista medalha de bronze

O título do Mundial ficou com os Estados Unidos.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / FIVB)

MILÃO (ITÁLIA) - Depois de dominar o início do jogo, o Brasil teve dificuldades e tomou um susto com a aproximação das adversárias, mas conseguiu levar a melhor sobre a Itália na disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei. Mesmo com toda pressão da torcida local, a Seleção Brasileira garantiu a medalha de bronze ao vencer por 3 sets a 2, com parciais de 25/15, 25/13, 22/25, 22/25 e 15/7, em Milão, neste domingo.

Com o resultado, o Brasil encerra sua participação na competição com 12 vitórias em 13 jogos disputados. O bronze é a quarta medalha conquistada em mundiais pelo Brasil, que conquistou três pratas, em 1994, 2006 e 2010. Já a Itália mantém apenas uma medalha, mas justamente a de ouro obtida em 2002.

A principal jogadora do time de José Roberto Guimarães foi Sheilla, que marcou 21 pontos. Jaque também teve uma boa atuação e foi a segunda maior pontuadora da equipe, com 18. Já pelo lado italiano, o grande destaque foi Valentina Diouf, que atingiu a incrível marca de 31 pontos.

O campeão do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei será definido neste domingo, com o confronto entre Estados Unidos e China, marcado para as 15 horas (de Brasília) deste domingo. Enquanto a China, campeã em 1982 e 1986, espera conquistar o tricampeonato, as norte-americanas, responsáveis por eliminar as brasileiras, lutam pelo ouro inédito.

Melhor desde o início da partida, a equipe de Zé Roberto ficou em vantagem logo após os primeiros pontos disputados e só teve o trabalho de aumentar a vantagem ao longo da parcial. Depois de irem à primeira parada técnica vencendo por 8/4, a equipe dobrou a vantagem e fizeram 16/8 na segunda parada. No fim, a vantagem que era de oito aumentou para dez pontos e as brasileiras venceram o primeiro set por 25/15.

O início da parcial indicava uma reação das italianas, mas a melhora no rendimento do time da casa aconteceu apenas nos primeiros pontos, nos quais elas abriram 5/3. A partir daí, o time verde e amarelo voltou a comandar o duelo, virou em 13/11 e contou com a surpreendente atuação de Fê Garay, que emplacou uma sequência de pontos de saques, para abrir 24/12 e, em seguida, fechar a disputa em 25/13.

Já o terceiro set foi realmente mais difícil. Ao contrário dos dois primeiros, as brasileiras ficaram atrás durante todo e o tempo e não despontaram no final para sacramentarem a vitória em três sets. Melhores durante toda a parcial, as italianas abriram 11/7, viram as adversárias encostarem em 21/19, mas souberam aproveitar a vantagem para se manterem viva no confronto.

A vitória empolgou as italianas, que mantiveram o ritmo no quarto set. Apesar de apresentarem algumas dificuldades, inclusive vendo as adversárias abrirem 8/3 no início, as anfitriãs surpreenderam ao virarem e darem tanto trabalho às brasileiras, que também seguiram encontrando problemas, principalmente no setor ofensivo. No fim, as donas da casa conseguiram abrir três pontos e garantiram o empate ao fecharem o set em 25/22.

O set decisivo começou equilibrado. No entanto, ao contrário dois últimos, a Seleção Brasileira mostrou ter aprendido com os erros para abrir 11/5. A partir daí, a equipe não deu mais chances às oponentes e garantiu o triunfo para ficar com o bronze.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.