Campeonato Brasileiro

Cruzeiro sofre e empata sem gols diante do Criciúma

A equipe mineira segue na liderança do Campeonato Brasileiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Eduardo Valente / Gazeta Press)

CRICIÚMA - O Cruzeiro seguirá como líder do Campeonato Brasileiro ao fim da rodada deste final de semana, mas pode não ter mais a folga que o acompanhava nos últimos jogos. Neste sábado, a equipe celeste voltou a jogar fora de casa, contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, mas parou na forte marcação exercida pelo seu adversário e não conseguiu passar de um empate em 0 a 0.

Com o empate sem gols, o Cruzeiro pode ver a sua diferença para o segundo colocado diminuir ainda mais no final da rodada. A equipe comandada por Marcelo Oliveira chega aos 30 pontos somados, podendo ficar apenas a dois do Fluminense. O Criciúma, por sua vez, permanece próximo à zona de rebaixamento, com 16 pontos, a três dos clubes que hoje estariam na degola.

Na próxima rodada, para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro e impedir com que seus rivais se aproximem ainda mais da liderança, o Cruzeiro retorna ao Mineirão, contra o Santos. O Criciúma, por sua vez, tem um adversário complicado: em Porto Alegre, a equipe catarinense vai enfrentar o Grêmio, que estreia o treinador Luiz Felipe Scolari no clássico contra o Inter neste domingo.

O jogo

Não era apenas a música da torcida que lembrava o futebol sul-americano. Dentro de campo, o Criciúma, mesmo jogando em casa, logo mostrou como seria sua postura para enfrentar o líder Cruzeiro. Mais defensivo, o time catarinense marcou forte desde os primeiros minutos e irritou os visitantes, não só pela falta de espaço para trabalhar a bola, mas também por causa das provocações a casa disputa mais ríspida.

Sem deixar o adversário jogar, o Criciúma apostou em jogadas rápidas no ataque. Silvinho caía pela esquerda e passou a ganhar todos os lances do lateral Mayke. Na finalização, porém, Gustavo não tinha o mesmo sucesso de quando tentava provocar os zagueiros Léo e Dedé. O experiente Paulo Baier, por sua vez, aparecia como arma interessante e quase depois de tentar o gol olímpico.

O Cruzeiro pouco conseguiu chegar ao longo do primeiro tempo, assustou de forma efetiva uma única vez, com Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, mas o goleiro Luiz foi bem. O desempenho, portanto, desapontava não só o seu torcedor, mas também Andrey Lopes, auxiliar técnico de Dunga na Seleção Brasileira, que estava no estádio Heriberto Hulse para acompanhar mais uma partida do time mineiro.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro não conseguiu melhorar. Pelo contrário, ainda com menos espaço, o time mineiro permitiu com que o Criciúma passasse a ficar mais tempo no campo de ataque. Os anfitriões, por sua vez, não trocavam muitos passes, e seguiam apostando na bola parada de Paulo Baier. Marcelo Oliveira, por sua vez, não demorou a sacar Marquinhos para a entrada de Willian.

A movimentação ainda não tinha dado resultado, mas na sequência o Cruzeiro chegou a balançar as redes. Everton Ribeiro fez linda jogada individual, acertou o travessão, Rivcardo Goulart cruzou no rebote para Marcelo Moreno, que completou para as redes, porém em posição irregular. O susto serviu para o Criciúma também mudar, e o irritado Paulo Baier deu lugar a Lucca.

O líder Cruzeiro não poderia perder pontos, por isso Marcelo Oliveira abriu ainda mais o time. Dagoberto entrou no lugar do volante Lucas Silva, deixando Everton Ribeiro recuado para organizar o jogo, mas isso também não adiantou. Apesar de ficar mais veloz e tentar o gol nos minutos finais, o time mineiro seguiu errando passes e não saiu do empate sem gols no Heriberto Hulse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.