Recopa Sul-americana

Corinthians defende empate em tira-teima continental com São Paulo

Marcos Guedes e Tossiro Neto/Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO PAULO - Corinthians e São Paulo decidem a partir das 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira a Recopa Sul-americana. No tira-teima entre o último campeão da Copa Libertadores e o vencedor da Copa Sul-americana, o Alvinegro joga por um empate, vantagem obtida com um triunfo por 2 a 1 no Morumbi.

No Pacaembu, o Timão tentará esquecer a má atuação na derrota para os reservas do Atlético-MG, no último domingo. O resultado, que impediu a equipe de Tite de se aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro, mostrou que jogar com o barulho da Fiel pode não ser suficiente.

O último Majestoso no estádio municipal também serve de lição. Na última partida antes do embarque para o Japão, em dezembro do ano passado, o time que pintaria o mundo de preto e branco duas semanas depois recebeu os reservas do Tricolor e foi derrotado por 3 a 1.

“É claro que é importante jogar do lado do nosso torcedor, mas temos de saber usar isso. Fizemos dois bons jogos, ganhamos do São Paulo e do Bahia fora. Dentro de casa, acabamos perdendo para o Atlético. Vamos ter de jogar com inteligência”, afirmou o volante Ralf.

Inteligência é um quesito no qual o Corinthians deverá melhorar com o retorno de Danilo. Ele e Emerson estão recuperados de contusão e provavelmente serão escalados por Tite. Douglas e Renato Augusto, que também estavam fora, serão opções para Tite no banco.

Assim, completo, o Timão buscará o único título que lhe falta nos últimos quatro anos. Campeão do Paulista, da Copa do Brasil, do Brasileiro, da Libertadores e do Mundial desde 2009, o clube do Parque São Jorge espera acrescentar a Recopa a um dos períodos mais vitoriosos de sua história. Basta um empate.

Ao São Paulo, agora comandado por Paulo Autuori, só a vitória interessa. Pode ser pela diferença mínima, o que levaria a disputa à prorrogação, mas o objetivo é conseguir dois gols de vantagem e conquistar o título no tempo regulamentar. O problema é que o time se afundou em crise incomum para os últimos anos e já não vence há sete jogos - oito, se levado em consideração amistoso contra o Flamengo.

A troca no comando técnico, à primeira vista, ainda não surtiu muito efeito. O sucessor de Ney Franco estreou no domingo, após três dias de trabalho, e viu a equipe ser derrotada de virada para o Vitória, apresentando em Salvador a desatenção tática de costume. O novo treinador então cobrou mais força mental a seus jogadores e disse que, neste momento, a conversa é a principal saída para reagir.

Preocupado com o Campeonato Brasileiro, o capitão Rogério Ceni igualmente entende que os erros não serão corrigidos de uma hora para outra, mas aposta na motivação do clássico para voltar a vencer. "É completamente possível, são 90 minutos. A gente já venceu o Corinthians algumas vezes no Pacaembu. Há um combustível natural", falou o goleiro, que perdeu a Recopa de 2006 para o Boca Juniors e atirou a medalha de prata à torcida.

Ceni é um dos poucos titulares garantidos, pois Autuori escondeu a escalação, mantendo algumas dúvidas criadas nos últimos dias. O lateral esquerdo Clemente Rodríguez foi punido pela Conmebol com quatro jogos de suspensão - por expulsão quando ainda estava no Boca Juniors - e aguarda resposta de pedido de efeito suspensivo. Outros quatro jogadores lutavam contra dores (o lateral direito Douglas, o zagueiro Rafael Toloi, o volante Denilson e o meia Jadson), mas já se recuperaram.

O ataque - sempre com dois homens, prometeu Autuori - deve ter Osvaldo e Luis Fabiano. O segundo, artilheiro são-paulino no ano, não atuou na estreia do comandante porque havia sido expulso na rodada anterior do Brasileiro, quando foi chamado de "pipoqueiro" por parte da torcida. Dias antes, o camisa 9 havia dito que essa fama só terminaria quando ele fosse decisivo para levantar um troféu de destaque. Como andam gritando os são-paulinos, a próxima chance "é quarta-feira".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.