Educação

Projeto escolar incentiva leitura e combate à violência

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

CAXIAS - Criado com o objetivo de estimular alunos, comunidade escolar e comunidades vizinhas à escola, à prática da leitura, foi concluída, nesta sexta-feira (18), mais uma etapa do projeto "Caxias da Leitura - educando contra a violência e em busca da paz", promovido pela Unidade Integrada Duque de Caxias. Ao final do evento, a comunidade escolar realizou uma passeata pelas ruas do bairro João Paulo, onde está localizada a escola da rede estadual de ensino.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Eline Uchoa, a terceira edição do projeto incentiva a leitura entre os alunos, a fim de despertar a imaginação, fantasia, criatividade e senso crítico, visando a melhoria da qualidade no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural com base na educação contra a violência e em busca da paz.

Ela disse que o ato de ler é essencial para formação do indivíduo, mas hoje na sociedade há falta de interesse geral pela leitura. Frisou que a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência em 2012, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão.

Para Eline Uchoa, o projeto de leitura permanente na escola, com atividades que envolva toda a comunidade escolar e vizinha, conduz tanto ao despertar quanto ao resgate do gosto pela leitura, com o propósito de estimular o senso crítico e criativo dos alunos, modificando a concepção de que ler é chato ou enfadonho.

Os temas foram abordados pela professora do Centro Universitário de Maranhão (Uniceuma), Keila Passos, que proferiu a palestra sobre o tema "Violência doméstica e violência na escola". A programação do projeto contou, ainda, com a uma tarde de autógrafos do escritor maranhense, Jota Machado, no lançamento do livro "O lápis ecológico", e a palestra sobre "Violência urbana", proferida pelos representantes do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape) da Polícia Militar.

Com os resultados alcançados na terceira etapa do projeto, Eline Uchoa ressaltou que se sentia gratificada pelo rendimento alcançado pelos alunos e destacou que o incentivo à leitura deve ser realizado de forma incessante na escola, e a partir do panorama atual. "Daremos continuidade às ações", garantiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.