Caxias deverá ser referência em tratamento de zoonoses

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Caxias - Ainda este ano, Caxias passará a ser referência no controle e tratamento de zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Estão em fase de conclusão no município as obras de implantação do mais moderno Centro de Zoonoses de todo o estado.

Construído pela Prefeitura, o Centro de Zoonoses de Caxias conta com recursos extra-orçamentários da União, conseguidos através de ação parlamentar do deputado federal Paulo Marinho, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e investimentos próprios do município.

Localizado no Campo de Belém, o centro contará com quatro laboratórios destinados às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como a raiva, leishmaniose, leptospirose, dengue e malária – todas transmitidas por animais como cães, ratos e insetos.

Funcionamento - “Caxias está se equipando para funcionar como macrorregião na área de saúde. O Centro de Zoonoses é uma das unidades de atendimento de grande importância para todo o estado. O município se prepara agora para assumir a demanda de outros nove municípios vizinhos, abrangendo cerca de um milhão e 200 mil habitantes”, destaca a prefeita Márcia Marinho.

Segundo o assessor especial de Saúde, Benedito Soares de Lyra Pessoa, que coordena as ações de implantação do Centro de Zoonoses, atualmente a Região dos Cocais conta apenas com uma unidade para controle de zoonoses e fatores de riscos, localizada no município de Timon.

“O novo centro oferecerá um maior apoio ao diagnóstico das doenças transmitidas por animais, em especial a dengue, da qual será possível fazer desde a parte de pesquisa dos hábitos do mosquito que transmite a doença, seu habitat mais comum; até as medidas de erradicação”, explica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.