Caxias vai ganhar pólo de ensino

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O Governo do Estado pretende tornar a região de Caxias num importante pólo de ensino, pesquisa e extensão em saúde pública.

O primeiro passo já foi dado com o início das atividades do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Centro de Estudos Superiores da Uema no município, cuja aula inaugural foi proferida pelo gerente de Planejamento e Gestão, Luciano Moreira, na condição de representante do governador José Reinaldo Tavares.

Luciano Moreira disse que essa é apenas a primeira etapa da constituição desse pólo, ao reportar-se à Faculdade de Medicina que será instalada no município de Caxias em janeiro de 2003.

“Aquilo que parecia um sonho distante dos caxienses vai assim, rápida e seguramente, se concretizando pela ação decisiva do Governo do Estado, da Uema e da sociedade maranhense, dando uma prova do que somos capazes quando nos unimos em torno de um objetivo comum”, destacou o gerente.

Com a formação de profissionais nessa área, Caxias estará apta a oferecer à região do Itapecuru, do Baixo Parnaíba e até do vizinho Estado do Piauí o que de melhor existe em medicina preventiva e curativa.

O Curso de Enfermagem constitui-se como mais um passo decisivo que a Uema dá no sentido da ampliação dos campos de conhecimento em que atua, como aprofunda a sua interiorização física.

A história do Centro de Estudos Superiores de Caxias teve início em fevereiro de 1968, quando da sua criação.

Sua missão era formar professores que iriam disseminar o ensino ginasial (hoje fundamental) no interior do estado, havendo funcionado durante os seus dois primeiros anos com o suporte direto de docentes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

O Centro cresceu e diversificou-se ao longo dos anos.

Da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura curta em Letras, Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências, evoluiu para os cursos de História e Geografia e Ciências, nas habilitações em Biologia, Química, Física e Matemática.

Atualmente o vestibular do Centro de Estudos Superiores de Caxias oferece 160 vagas, permitindo duas entradas anuais de alunos, nos meses de janeiro e julho.

Com o crescimento populacional, as demandas se multiplicaram e diversificaram, exigindo dos poderes públicos novas respostas e atitudes. Nesse contexto, a sociedade Caxiense passou a exigir do Centro novos cursos ligados aos mais diversos setores da atividade profissional.

Foi a partir de consultas feitas à comunidade, que apontaram o curso de Enfermagem como um dos preferidos entre os alunos secundaristas, que o Governo do Estado o implantou, atestando o valor que a sociedade confere à saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.