Risco à saúde

Justiça determina interdição de matadouro em Carolina

A decisão obriga o município a construir, em 120 dias, um matadouro na cidade.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

CAROLINA – Acolhendo pedidos de uma Ação Civil Pública proposta pela Promotoria da Comarca de Carolina, a Justiça determinou, em caráter liminar, a interdição do matadouro municipal, devendo ser apreendidas as ferramentas e equipamentos utilizados no abate de animais.

A decisão obriga, também, o município a construir, no prazo de 120 dias, um estabelecimento, de forma a atender todas as normas sanitárias definidas em lei. A administração deve se abster, ainda, de abater e de transportar animais.

Em caso de desobediência, foi determinada a cobrança de multa diária de R$ 1 mil, a ser paga pessoalmente pelo prefeito de Carolina. Ainda na determinação, Justiça ordenou que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) fiscalize o cumprimento das obrigações.

Consta nos autos que, conforme apontou laudo de inspeção da Aged, o matadouro municipal não se encontra em condições higiênico-sanitárias de funcionamento. Também não há fiscalização criteriosa quanto à sanidade dos animais abatidos, o que causa elevado risco de contaminação por zoonoses para a população da cidade.

Foi atestado que o abate é feito com o animal em contato direto com o piso, não existe estrutura para a contenção do animal, não há separação entre área de vômito e área de sangria, e a distribuição dos produtos é feita em caminhão-baú sem refrigeração adequada.

Para o juiz Mazurkiévicz Cruz, existe prova suficiente de risco para a saúde dos consumidores de carne oriunda do matadouro. “Não tem amparo legal a continuidade do funcionamento do matadouro sem atendimento às condições higiênico sanitárias exigidas por lei, o que coloca em risco a saúde de toda a população de Carolina”, afirmou o magistrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.