Produção Agrícola

Carolina deve registrar aumento da produção de grãos

O aumento se deve a distribuição das chuvas na região.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
Fotos ilustrativas
Fotos ilustrativas (Foto: Divulgação)

CAROLINA - O Maranhão deverá registrar acréscimo de 3,0% na produção de grãos em 2015, na comparação à safra de 2014, o que representa um aumento de 125 mil toneladas.

O levantamento da produção agrícola de junho de 2015 sugere que a produção de soja deste ano, deverá ser maior que a safra de 2014, com um aumento de 200 mil toneladas, apesar da redução de 1,9% na produção desse grão em relação a estimativa divulgada em maio.

De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o aumento da produção da soja é resultado, principalmente, da melhor distribuição das chuvas em determinadas regiões do Estado.

No Maranhão foi registrada alta de 75,4% na exportação do grão no acumulado do primeiro semestre de 2015, somando mais de um milhão de toneladas, enquanto que em 2014, o Maranhão exportou pouco mais de quinhentas mil toneladas.

No município de Carolina, avaliações feitas pela Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias, apontam que houve melhor distribuição das chuvas na região, e, com isso, a produção esperada deverá superar as cem mil toneladas.

Para a produção do milho, ainda que a estimativa do mês de junho aponte uma redução, o rendimento médio deverá ser maior que o registrado em 2014 (6,4%). Em relação ao feijão, a variação foi baixa, comparada ao ano anterior.

No caso do arroz, as estimativas apontam para reduções na área, produção e rendimento médio, o que acaba comprometendo ainda mais a cultura do arroz no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.