Eleições 2022

PL confirma filiação do presidente Bolsonaro na próxima semana

Em nota interna, o Partido Liberal informou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai se filiar à legenda no dia 30

Imirante com informações de G1

Atualizada em 26/03/2022 às 19h02
PL informou data da filiação de Bolsonaro
PL informou data da filiação de Bolsonaro

O Partido Liberal (PL) informou na noite desta terça-feira, 23, em comunicado interno, que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao partido no próximo dia 30. Com a filiação, Bolsonaro deverá disputar a reeleição pelo partido.

No último dia 10, o PL havia anunciado que a filiação do presidente seria no dia 22. Depois adiou, em razão de exigências de Bolsonaro em relação a alianças para as eleições estaduais, motivo que levou Bolsonaro a discutir com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O presidente rejeitou acertos nos estados com adversários políticos.

Na semana passada, Costa Neto reuniu os presidentes estaduais do partido em Brasília. Segundo informou a legenda, os dirigentes regionais deram "carta branca" a ele para negociar com Bolsonaro.

Costa Neto, se reuniu com Bolsonaro na tarde desta terça no Palácio do Planalto. Ele também se encontrou com a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, que é filiada ao partido.

Pela manhã, em entrevista à TV Correio, da Paraíba, Bolsonaro disse que o acerto com o PL dependia do caso específico de São Paulo.

"Eu tenho conversado com o Valdemar da Costa Neto, que é o presidente do partido. Eu estava lá na região do Golfo quando pedi um acordo com ele, uma troca de mensagens – não telefonei para ele – para a gente adiar a filiação, que seria dia 22. Faltava acertar o maior diretório do Brasil, que é São Paulo. Ele tem um compromisso lá com o vice-governador e tinha que arranjar uma maneira, sem quebrar a palavra dele, de resolver esse assunto. Está praticamente resolvido", disse Bolsonaro.

Porém o presidente fez uma ressalva: "Está quase fechado, mas na política só está fechado depois que fecha".

Maranhão

Na semana passada a CNN trouxe a informação de que o diretório estadual do PL no Maranhão também fazia parte das exigências do presidente Bolsonaro.

A informação foi negada pelo presidente estadual do partido, deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

Nos bastidores falou-se que Bolsonaro queria o comando do PL no Maranhão para passar para o senador Roberto Rocha, que ao Imirante pegou que queira ficar com a presidência da legenda no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.