Vacinação

No Maranhão, 6 mil indígenas tomaram vacina contra a Covid-19

O Estado tem mais de 37 mil indígenas em oito etnias.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Indígenas são vacinados pelo Maranhão.
Indígenas são vacinados pelo Maranhão. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Os povos indígenas fazem parte do grupo prioritário a ser vacinado contra o coronavírus. O Maranhão tem mais 37 mil indígenas e, até o momento, 6 mil já tomaram a primeira dose do imunizante, segundo a coordenação de Imunização Distrito Sanitário Indígena (Dsei).

Médicos e enfermeiros estão trabalhando em parceria com agentes do Dsei, com a missão de imunizar as oito etnias existentes no Maranhão. “Mais de 18 municípios do Estado possuem a presença indígena aldeada. Dessa forma, designamos que os nossos profissionais da Fesma [Força Estadual de Saúde do Maranhão] pudessem integrar essa força-tarefa para que possamos atingir 100% desse público em específico”, disse a secretária adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Waldeise Pereira.

Leia mais:

Butantan recebe no dia 3 insumos para mais 8,6 milhões de vacinas

Idosos já cadastrados começam a ser vacinados contra a Covid-19 via drive-thru

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

Juntos, os profissionais da Fesma e os agentes de Atenção à Saúde Indígena do Dsei, somam quase 170 profissionais que estão percorrendo as oito etnias. São elas: Guajajara, Awá-Guajá, Ka’Apor, Krenyê, Canela, Krikati, Gavião e Timbira.

O trabalho das equipes da Fesma contribui para a redução de desigualdades no acesso aos serviços de saúde aos grupos populacionais de maior vulnerabilidade, especialmente neste momento de grave situação epidemiológica consequente da pandemia.

Prevenção e assistência

Em atenção à população indígena, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio de profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), têm promovido ações de prevenção à Covid-19 nas terras indígenas. Regularmente, as equipes realizam a distribuição de máscaras, com serviços como consultas médicas, aplicação de testes rápidos, levando aos indígenas orientações preventivas.

Foi definido também um fluxo de atendimento aos indígenas com sintomas da Covid-19, que considera desde a porta de entrada até o encaminhamento para as unidades referências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.