Biblioteca virtual

Cinco plataformas disponibilizam livros gratuitos on-line

São diversas oportunidades para estimular a leitura durante período de isolamento social.

Publipost / Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
ensando em construir atalhos para ultrapassar essas barreiras, algumas plataformas disponibilizam livros gratuitos on-line.
ensando em construir atalhos para ultrapassar essas barreiras, algumas plataformas disponibilizam livros gratuitos on-line. (Foto: Divulgação / Educa Mais Brasil)

BRASIL - Bibliotecas virtuais facilitam o acesso à leitura, principalmente nessa época de pandemia em que precisamos manter o isolamento para evitar o contágio de Covid-19. Além disso, a leitura online beneficia também quem está impossibilitado de comprar um livro por questões financeiras. Pensando em construir atalhos para ultrapassar essas barreiras, algumas plataformas disponibilizam livros gratuitos on-line.

As publicações digitais proporcionam a facilidade de transportar os livros para qualquer lugar, através de tablets, smartphones e Kindle. Veja abaixo algumas opções de sites que disponibilizam livros on-line e gratuitos:

Google Livros – A Google Livros é a biblioteca digital que procura textos completos de livros escaneados, convertidos através do reconhecimento ótico de caracteres e armazenados pela Google em seu banco de dados digital.

Domínio Público – A plataforma tem como objetivo principal promover o amplo acesso livre e gratuito às obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

Open Library – A Open Library é uma biblioteca virtual que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo e disponibilizá-los para download. Já são mais de um milhão de títulos disponíveis, em diversos idiomas.

Biblioteca Digital de Obras Raras – A página da Biblioteca Digital de Obras Raras é idealizada pela USP – Universidade de São Paulo, oferece mais de 30 obras completas em diversos idiomas, direcionadas à pesquisadores.

Storyline Online – Esta iniciativa oferece diversos livros infantis em inglês, como clássicos da literatura dos Estados Unidos, narrados por vozes famosas, como a da apresentadora Oprah Winfrey, por exemplo. O acesso é por ferramenta de vídeo e oferece a possibilidade de incluir legendas em português. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.