Medicamento

Não há estoque de cloroquina para Covid-19, diz ministro da Saúde

O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da cloroquina.

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O ministro Eduardo Pazuello foi ouvido pela comissão que acompanha as ações do governo de combate à pandemia.
O ministro Eduardo Pazuello foi ouvido pela comissão que acompanha as ações do governo de combate à pandemia. ( Foto: Marcos Corrêa / PR)

BRASÍLIA - Segundo o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, não há mais cloroquina disponível para tratamento da Covid-19 no país, e o governo não consegue atender a demanda.

O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da cloroquina, que tem como efeitos colaterais a redução dos glóbulos brancos, disfunção cardíaca e hepática. O ministro foi ouvido na quinta-feira (13) pela comissão que acompanha as ações do governo de combate à pandemia para falar sobre a distribuição de medicamentos, quando foi questionado pelo presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), se o medicamento foi comprado e produzido em excesso.

De acordo com Pazuello, o estoque atual de 300 mil doses é suficiente para atender à demanda de 20% dos casos de malária. Para a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que é médica infectologista, não é possível falar em cura da Covid-19 por nenhum medicamento, já que não remédio contra virose. Ela criticou a falta de articulação do governo federal com estados e municípios no enfrentamento da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.