Dados

Número de matrículas da Educação para Jovens e Adultos diminui em 2018

Os dados são do Censo Escolar 2018 e foram divulgados pelo Inep.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A EJA está disponível em instituições pública e privadas.
A EJA está disponível em instituições pública e privadas. (Foto: divulgação)

BRASIL - O Censo Escolar 2018, coordenado e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresenta os dados referentes as etapas e modalidades da educação básica brasileira. De acordo com a pesquisa, o número de matrículas na Educação para Jovens e Adultos (EJA) diminuiu 1,5% nos últimos anos, totalizando 3,5 milhões de estudantes matriculados em 2018.

Em contrapartida, as matrículas na educação profissional aumentaram 3,9% em comparação com o ano de 2017. A formação profissional concomitante ao ensino médio apresentou crescimento de 8,0% e a integrada, quando o estudante tem acesso a uma grade curricular que combina disciplinas do ensino médio com a educação profissionalizante, obteve um aumento de 5,5%.

A Educação para Jovens e Adultos é a modalidade de ensino destinada aos estudantes que não concluíram o ensino no período regular, ou seja, não estão mais na faixa etária estabelecida para aquela série. A EJA está disponível em instituições pública e privadas e conta com a disponibilidade de bolsas de estudo para quem deseja concluir o ensino médio rápido ou o ensino fundamental.

Os cursos também podem ser feitos presenciais ou online, para as diferentes etapas EJA. É importante verificar se a instituição é reconhecida pelo MEC e como será apresentada a certificação EJA. Para conseguir uma bolsa de estudo com desconto nas mensalidades da EJA, basta realizar inscrição gratuita no site do Educa Mais Brasil, programa que há 15 anos facilita o acesso à educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.