Evento raro

Maior superlua de 2018 acontece nesta segunda-feira (1º)

O fenômeno ocorre, nesta segunda, às 19h54 (horário de Brasília).

Luciano Dias / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Já no dia 31 de janeiro esse fenômeno terá um outro nome.
Já no dia 31 de janeiro esse fenômeno terá um outro nome. ( Foto: De Jesus / O Estado)

SÃO LUÍS - O ano de 2018 já começa com um evento astronômico raro, a wolf moon, ou lua de lobo (tradução livre para o português). O fenômeno ocorre, nesta segunda-feira (1º), às 19h54 (horário de Brasília).

Segundo a agência espacial americana, Nasa, esse fenômeno acontece quando a superlua cai em uma virada de ano. Esse evento ocorre quando o satélite natural está mais próximo do planeta Terra, fazendo com que a lua cheia fique maior e mais brilhante para os observadores do planeta.

A Nasa calcula que a superlua de hoje deve ficar 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia comum.

Além disso, a super lua faz parte de uma trilogia que começou no início de dezembro e vai até o fim de janeiro, quando vai ter seu ponto máximo com um eclipse lunar total, criando o que muitos chamam de lua sangrenta, segundo informações da Nasa.

Já no dia 31 de janeiro esse fenômeno terá um outro nome. Passa a ser chamado de super lua azul e sangrenta, uma mistura de blue e blood moon. A lua azul é quando existe duas luas cheias em um mesmo mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.