Segurança

Veja dicas de segurança para as compras de fim de ano

Nesta época, em meio à euforia durante as compras, cresce o número de furtos e assaltos.
Imirante.com, com informações da Assessoria16/12/2017 às 08h31
Veja dicas de segurança para as compras de fim de anoMantenha sempre a atenção redobrada. (Foto: Biné Morais/O Estado)

BRASÍLIA - Segundo pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 110,8 milhões de consumidores brasileiros devem presentear alguém no Natal de 2017. Se as expectativas forem confirmadas, o Natal deste ano será um pouco melhor que o do ano passado, quando a projeção havia sido de 107,6 milhões de consumidores nas lojas.

Da mesma maneira, nesta época, cresce também o número de furtos e assaltos. Segundo os especialistas em segurança, diante da euforia durante as compras, é comum a desatenção de grande parte dos consumidores, porém é desta forma que os delinquentes se aproveitam para os furtos, como levar as sacolas de compras, abrir a bolsa no momento da escolha de um produto, tirar o celular do bolso do outro, ou tentar distrair a pessoa para que o ato seja consumado.

Veja algumas dicas de segurança para que as compras sejam feitas de maneira tranquila:

- Mantenha sempre a atenção redobrada. Procure não ficar distraído no celular ou olhando as vitrines por muito tempo. O ideal é andar sempre olhando o movimento a sua volta.
- Colocar dinheiro e carteiras no bolso da frente dificulta a ação de meliantes.
- Para as mulheres, o mais seguro é transpassar a bolsa sobre o pescoço e colocá-la à frente do corpo.
- Procure não levar grandes quantias em dinheiro e evite caixas eletrônicos. Dê preferencia para cartões de crédito e débito.
- Se possível não faça compras sozinho.
- Evite carregar muitas sacolas e pacotes, desta forma não chamará atenção e evitará ter as duas mãos ocupadas.
- Desconfie de empurrões e esbarrões.
- Se acontecer algo como furto ou roubo, a orientação é procurar o policial e informar as características do meliante.
- Em qualquer situação, a orientação é não reagir. Em assaltos, principalmente que envolvem arma de fogo, o melhor é não reagir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2018 - Todos os direitos reservados.