Luto

Corpo de Ferreira Gullar será enterrado nesta tarde

O poeta morreu na manhã de ontem (4), aos 86 anos, no Rio.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O corpo será levado para o mausoléu da ABL.
O corpo será levado para o mausoléu da ABL. (Foto: Conteúdo Estadão)

SÃO LUÍS – Será enterrado na tarde desta segunda-feira (5) o corpo do poeta, teatrólogo e escritor maranhense Ferreira Gullar, que morreu na manhã de ontem (4), aos 86 anos, no Rio.

O corpo será levado para o mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL), às 15h, no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, na capital fluminense.

Vítima de uma pneumonia, o escritor estava internado há 20 dias no hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio. Ele deixa dois filhos, oito netos e a companheira Cláudia. Gullar ocupou a cadeira de número 37 da ABL.

Ferreira Gullar nasceu em São Luís, em 10 de setembro de 1930. Seu nome de batismo é José Ribamar Ferreira. É um dos onze filhos do casal Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart. Ao lado de Bandeira Tribuzi, Luci Teixeira, Lago Burnet, José Bento, José Sarney, ajudou a criar o movimento literário que ficou conhecido pelas publicações da revista a Ilha como o pós-modernismo no Maranhão.

Por meio de um vídeo, o ex-presidente da República José Sarney compartilhou o sentimento de tristeza por perder seu amigo de juventude e, ainda, se referiu ao poeta como “orgulho de sua geração e orgulho do Maranhão”.

A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, também, lamentou a morte do poeta. “Estamos tristes, em luto”, declarou. O Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís decretaram luto oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.