Direitos Humanos

Defensoria do Rio lança cartilha para pessoas em situação de rua

A cartilha orienta pessoas que não têm conhecimento dos seus próprios direitos.

Nanna Pôssa / Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O documento será entregue em ONG''s e centros de acolhimento.
O documento será entregue em ONG''s e centros de acolhimento. (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO - A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) registrou um aumento no número de denúncias de constrangimentos e agressões em abordagens feitas a pessoas em situação de rua, nas semanas antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Por causa disto, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) lançou, nesta sexta-feira, a cartilha Direitos Humanos da População em Situação de Rua.

Segundo a defensora pública, Carla Beatriz, a cartilha busca orientar as pessoas que, em sua maioria, não têm acesso ao conhecimento dos seus próprios direitos.

O lançamento da campanha teve a participação, também, do cantor Criolo, autor da música Casa de papelão, que ilustra a capa da cartilha.

O documento será entregue em ONGs e centros de acolhimento. O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública atende, por semana, cerca de 70 pessoas em situação de rua.

Segundo o último censo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizado em 2013, afirmava que mais de 5.500 pessoas vivem em situação de rua no Rio de Janeiro.

Desse número, 80% dos moradores têm no vício em álcool ou no conflito familiar como maior motivador da ida para a rua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.