Saúde

Dia Nacional de Atenção à Disfagia; saiba mais

Distúrbio de deglutição é comum em pessoas com doenças neurológicas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – A degustação de algo saboroso é um dos prazeres do ser humano. Entretanto, esse prazer pode ser interrompido por um distúrbio pouco conhecido: a disfagia. O termo pode não ser muito comum entre as pessoas, mas sua ocorrência é bem mais frequente do que se imagina. Por isso, o dia 20 de março foi escolhido como Dia Nacional de Atenção à Disfagia para chamar atenção da sociedade para a doença.

A disfagia é uma alteração na deglutição, que dificulta a passagem dos alimentos e líquidos pelo trato digestivo (da boca ao estômago). É uma doença que pode surgir em qualquer fase da vida. Comprometendo a deglutição, a doença resulta em desnutrição e desidratação do portador.

O distúrbio é comum em pessoas com doenças neurológicas, a exemplo de Parkinson, que sofreram derrame ou paralisia cerebral; em portadores da Doença de Chagas ou naquelas que ingeriram soda caustica.

Pode ser dividida em dois tipos: disfagia orofaríngea, que se caracteriza pela alteração da fase oral e faríngea da deglutição; e a disfagia esofágica, que ocorre devido à obstrução causada por neoplasias (tumores) do esôfago.

O diagnóstico e o tratamento podem ser feitos por profissionais fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia criou uma cartilha que tira as dúvidas frequentes sobre o distúrbio. Leia aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.