Dicas de Saúde

Saiba quando a dor de cabeça pode ser um risco de aneurisma cerebral

A dor de cabeça atinge cerca de treze milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Reprodução)

Sempre que ela aparece você toma um analgésico para amenizar a dor de cabeça? O alívio pode até ser imediato, mas saiba que automedicação pode acabar retardando o diagnóstico de uma dor mais severa. A dor de cabeça atinge cerca de treze milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Por ser uma queixa muito comum nos consultórios, à maioria das pessoas ignoram seus sintomas e não procuram um medico para avaliar o quadro da dor. Quando as pessoas tem dor de cabeça, muitas vezes pensam no pior: Será que tenho um aneurisma?! Se a sua dor de cabeça vai e volta com frequência, fique sabendo que não deve ser um aneurisma. “O aneurisma só da dor de cabeça quando rompe. Logo, a dor de cabeça típica é súbita, muito intensa associada com outros sintomas como náuseas e vomitos”, afirma Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

E ainda alerta que mesmo com o diagnóstico, é importante ficar de olho na intensidade da dor de cabeça. “O aneurisma pode estar presente desde o nascimento, e só vai apresentar sintomas quando romper. Entretanto o mais comum é o diagnóstico entre 30 e 50 anos de idade”, explica Mandel.

É dor de cabeça ou aneurisma?


Uma pessoa pode apresentar um aneurisma e não ter sintomas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. “Por isso, sempre orientamos os pacientes a procurar o médico assim que notar uma dor de cabeça muito forte e súbita”, revela o neurocirurgião.

Tem tratamento?


Dependendo do aneurisma, pode ser feita uma cirurgia por meio de clipes metálico ou por via endovascular. “A clipagem é modo mais comum de reparar um aneurisma, pois impede que o fluxo sanguíneo provoque o rompimento e uma hemorragia. Já a endovascular, é realizado por intermédio de cateteres que são introduzidos remotamente (à distância) no sistema vascular”, disse o Mandel.
Hoje esta sendo realizado um protocolo no Hospital das Clínicas de São Paulo para a Clipagem de aneurismas de forma minimamente invasiva através de um pequeno corte na pálpebra do paciente. O paciente faz o procedimento e tem alta no dia seguinte com a mesma segurança do método tradicional. O corte é muito pequeno e fica escondido na dobra da palpabra o que não deixa cicatrizes. Muito diferente das cirurgias tradicionais com grandes cortes e grandes aberturas no crânio. Procure um médico sempre que você sentir fortes dores de cabeça, principalmente se você tem algum parente que já sofreu de aneurisma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.