Dicas de saúde

Saiba quais alimentos protegem o coração do colesterol ruim

Além dos alimentos, a prática de atividade física contribui para proteger o coração do colesterol ruim.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

Muitos alimentos podem contribuir para o controle do colesterol. Para que os efeitos sejam mais efetivos o ideal é que eles sejam consumidos dentro de uma dieta. Além dos alimentos, a prática de atividade física contribui para proteger o coração do colesterol ruim.

Segundo a nutricionista Patrícia Citelli Berger do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os melhores alimentos para o controle do colesterol são os peixes de água fria (ex. sardinha, atum, salmão, truta), aveia, farinha de linhaça, frutas oleaginosas (castanha do Brasil e nozes), leguminosas (soja, feijões, grão de bico ervilhas) e azeite de oliva. "Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para tentar demonstrar este mesmo efeito com outros alimentos como frutas cítricas, gengibre, maçã, canela, alcachofra e açaí", comenta a nutricionista.

De acordo com a especialista, não há recomendações específicas por faixa etária, ou seja, não existe nenhum estudo que certifique que determinado alimento é mais indicado para uma criança ou idoso. "Vale lembrar que os alimentos consumidos separadamente não fazem milagre, eles precisam estar inseridos numa dieta equilibrada associada a hábitos de vida saudáveis", esclarece.

Aconselha-se aumentar o consumo de peixes no lugar de carnes vermelhas. No caso da aveia consumir 2 a 3 colheres de sopa por dia, a farinha de linhaça, 1 colher de chá por dia e as oleaginosas 4 unidades por dia, variando os tipos.

Para quem prefere tomar sucos no lugar de comer a fruta a nutricionista faz um alerta importante, o efeito de tomar o suco não é o mesmo se comparado com a fruta, pois as fibras das frutas são nutrientes muito importantes para o controle do colesterol.

Nos sucos elas não estão presentes ou existem em quantidades muito pequenas. Para diminuir o gordura dos alimentos ingeridos evite comer derivados de carnes vermelhas e pele de frango, miúdos, frutos do mar, laticínios integrais, queijos amarelos, gordura vegetal hidrogenada e frituras em imersão de óleo, independente do tipo de óleo em que tenha sido frito o alimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.