Política

Comissão da Câmara debate regulamentação da profissão de "designer" de interiores

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promove audiência pública hoje, às 14h30, sobre a proposta de regulamentação da profissão de designer de interiores – Projeto de Lei nº 4.692/12.

De acordo com o texto, o designer de interiores é o profissional que planeja e organiza espaços, visando ao conforto e à estética, à saúde e à segurança.

O autor do projeto, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), afirma que a profissão vem sendo exercida no Brasil há mais de 100 anos, mas ainda é vítima de argumentos preconceituosos e de ordem legal por parte dos conselhos regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) para inibir e restringir a atividade.

“Fui procurada por diversas entidades que representam essa classe de trabalhadores, solicitando que fosse convocada audiência pública para permitir um amplo debate em torno dessa proposição”, diz a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que solicitou a audiência.

Foram convidados:
- o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz;
- a vice-presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), Bianka Mugnatto;
- o advogado Jonatan Schmidt;
- a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) Regina Celia Araújo; e
- a coordenadora do Curso de Composição de Interior da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nora Geoffroy.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.