Radares vão multar apenas onde há risco de acidente

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que a instalação de radares eletrônicos de velocidade será feita somente após a confirmação de que há risco de acidente no trecho de rua ou rodovia a que serão destinados.

O Contran também decidiu que os Detrans vão ter 30 dias para rever os contratos com empresas privadas na área de radares eletrônicos.

As companhias não poderão cobrar percentuais sobre o valor das multas aplicadas ou estabelecer a quantidade de infrações registradas como base para o pagamento de seus contratos.

Outra determinação estipula que os radares devem ser aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade (Inmetro). Os equipamentos precisarão ter registrador de imagem para comprovar a infração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.