Tribunal da Paraíba é o primeiro do país a trabalhar com tele-audiência

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O Tribunal de Justiça da Paraíba é o primeiro do Brasil a instalar e regulamentar o vídeo-conferência, sistema que permite aos juízes realizarem, dos seus gabinetes, interrogatórios com presidiários que também não precisam sair das penitenciárias.

"Não há restrição legal à tele-audiência porque o interrogatório é um ato no qual o réu pode apresentar a versão que lhe convier", explica o juiz e assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Aluízio Bezerra, ao acrescentar que nem mesmo a opção pelo silêncio pode acarretar prejuízos para o réu.

Ele acrescentou ainda que um defensor público e um oficial de justiça também estarão ao lado do réu durante a audiência e que a partir de uma portaria assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Marcos Souto Maior, no dia 30 do mês passado, disciplinou desde o agendamento, aos critérios de presenças que os juízes podem estabelecer para as tele-audiências.

O programa do Tribunal de Justiça da Paraíba permite aos juízes das Varas de Execuções Criminais de João Pessoa ouvir o depoimento de presos por meio de videos, numa comunicação entre a Penitenciária no bairro do Róger e o Fórum no centro da cidade. O sistema, além de trazer agilidade aos atos judiciais, evita que um possível deslocamento de detento, da penitenciária até o Fórum, coloque em risco sua segurança ou mesmo acabe em fuga. O projeto será levado ao Congresso Nacional, conforme decisão da Comissão Nacional de Integração em Tecnologia da Informação das Justiças Estaduais, que esteve reunida em João Pessoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.