Em Barreirinhas

Atleta morre em acidente com paraquedas nos Lençóis Maranhenses

Gildson de Oliveira, de 55 anos, participava de evento de paraquedismo em Barreirinhas, nessa quinta-feira (19).

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Acidente com paraquedista foi registrado na Lagoa Azul, nos Lençóis.
Acidente com paraquedista foi registrado na Lagoa Azul, nos Lençóis. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

BARREIRINHAS - Um paraquedista morreu ao sofrer um acidente em Barreirinhas nessa quinta-feira (19). Gildson de Oliveira, de 55 anos, era do Estado de São Paulo e participava de um dos maiores eventos de paraquedismo do país, nos Lençóis Maranhenses.

O acidente com o atleta aconteceu na Lagoa Azul. Ele caiu após perder o controle do paraquedas e estava a 15 metros de distância do solo. Gildon chegou a ser levado ao Hospital Regional de Barreirinhas, mas não resistiu, segundo o Corpo de Bombeiros.

O Instituto Chico Mendes de Bio Diversidade (ICMBio), responsável pelo Parque dos Lençóis, afirmou que o evento tem autorização para ser realizado e se solidarizou com amigos e a família da vítima. Leia:

“O ICMBio informa que na data de hoje (19/08/2021) durante o evento de paraquedismo Boogue dos Lençóis, um atleta sofreu um acidente e veio a óbito na Lagoa Azul no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O evento está em sua 6⁰ edição e possuía autorização do ICMBio e das demais autoridades competentes, inclusive na adição de 2021. Como condicionante ao evento a organização disponibilizou uma Equipe de Atendimento de Emergência composta por Bombeiros Civis que realizaram o atendimento no local, entretanto, a gravidade do acidente não possibilitou o salvamento da vítima. A Policia Civil está investigando as causas do acidente. Neste momento de pesar, nos solidarizamos com amigos e família da vitima.”

A organização do evento também divulgou nota. Leia:

"O Boogie dos Lençóis 2021 lamenta profundamente o acidente sofrido por Gil, um de nossos atletas, na tarde da quinta-feira, 19. Estamos prestando solidariedade e oferecendo todo o suporte para a família, nesse momento de dor.

As primeiras apurações a respeito da causa do acidente dão conta de que Gil perdeu o controle do paraquedas depois de realizar uma manobra chamada “Curva Baixa”, quando o paraquedista muda de direção já muito próximo ao solo. Os bombeiros civis, da Equipe de Atendimento de Emergência disponibilizada pelo evento, prestaram assistência no local do acidente.

Asseguramos que seguimos, em todos os saltos realizados no Boogie dos Lençóis, as medidas de segurança recomendadas, porém o paraquedismo é uma atividade de alto risco, que os atletas assumem a cada vez que praticam."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.