Saúde pública

Flagrante mostra paciente levado ao hospital em "carrocinha"

Samu foi acionado, mas, com demora, população resolveu transportar paciente de forma improvisada.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Divulgação)

SÃO LUÍS – Um vídeo publicado nesta semana, no YouTube, mostra o descaso com a saúde pública na cidade de Barra do Corda, a 462 km de distância da capital maranhense, São Luís: um jovem, após ter convulsões, é levado ao Hospital Municipal Acrísio Figueira na "carrocinha" de uma motocicleta. De acordo com testemunhas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para o bairro Altamira – onde aconteceu o caso –, mas, com a demora, a população resolveu transportar o paciente de forma improvisada.

Em contato com a redação do Imirante.com na manhã deste sábado (17), o assessor de comunicação da Prefeitura de Barra do Corda, Ernani Pereira, explicou que o município não possui mais a regulação do atendimento telefônico do Samu. Em 2012, após denúncias, o Ministério da Saúde transferiu o atendimento para Imperatriz, o que, segundo o assessor, explicaria a demora. Ainda de acordo com Ernani Pereira, o jovem é paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) havia sido atendido no mesmo dia. Ele, também, negou que o rapaz seja funcionário da prefeitura, como havia sido divulgado inicialmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.