Justiça

Município de Alcântara é condenado a regularizar serviços de saúde

Foram constatadas várias irregularidades na área.

Divulgação/MPF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Arte: Maurício Araya/Imirante.com)

ALCÂNTARA - A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), a Justiça Federal condenou município de Alcântara e a União a regularizarem e fiscalizarem, respectivamente, os serviços de saúde, devido à falta de infraestrutura das unidades e a ausência dos instrumentos legais do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com os relatórios do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), e da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa), foram constatadas várias irregularidades, tais como: a omissão na elaboração dos planos municipais de saúde, das programações anuais de saúde, dos relatórios anuais de gestão, além da falta de transparência orçamentária, publicidade de seus atos e a não comprovação das despesas da Secretaria de Saúde.

Pela sentença, o município de Alcântara deverá adotar todas as providências necessárias para regularizar os serviços de saúde quanto a infraestrutura, limpeza, esterilização e conservação dos equipamento e o abastecimento de material de trabalho no prazo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 10.000.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.