Encontro

Alunos de Açailândia realizam evento para discutir o Golpe Militar

O evento é realizado pelo IFMA e segue até esta quarta-feira (24).

Divulgação / IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Reprodução / Internet )

AÇAILÂNDIA – Com o tema “Memória, história e direitos humanos”, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Açailândia, realiza o I Encontro Estudantil sobre o Golpe Militar – 50 anos.

O encontro partiu da iniciativa dos professores de História, Geografia e Sociologia do campus e tem como público-alvo os estudantes de nível médio e superior de Açailândia e acadêmicos de Imperatriz.

De acordo diretor geral do campus, Reinouds Lima Silva, o evento está relacionado ao cenário de mobilização nacional em torno dos 50 anos do Golpe Militar e dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Comissão Verdade.

“O encontro tem o propósito de, também, discutir os reflexos regionais da Ditadura Militar, sobretudo a Guerrilha do Araguaia, que aconteceu na década de 60 na fronteira entre os Estados do Maranhão, Pará e Tocantins – região conhecida como Bico do Papagaio”, destacou.

Segundo a professora de História Marysa Lopes Silva, que integra a equipe de organização, todos os eventos da Associação Nacional de História (AMPUH) estão contemplando essa temática.

A programação do evento conta com palestras, seminários, oficinas de teatro, atividades culturais, minicursos e oficinas. Nesta quarta-feira (24), será exibido o projeto “Direito à Memória e à Verdade”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). O encerramento está previsto para as 19h, no auditório do IFMA em Açailândia, localizado na Avenida Projetada, Vila Progresso II.

São parceiros do encontro, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascáran (CDVDH/CB) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.