Prorrogação

São Luís tem campanha de vacinação contra pólio e sarampo prorrogada

Dados da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apontam que até o momento, apenas 80% do público-alvo já foi imunizado.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
A prorrogação da campanha tem o intuito de massificar a vacinação na cidade.
A prorrogação da campanha tem o intuito de massificar a vacinação na cidade. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, a prefeitura de São Luís prorroga a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo, até o dia 14 de setembro. Dados da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apontam que até o momento, apenas 80% do público-alvo já foi imunizado. A campanha deve continuar para atingir a cobertura estabelecida para a capital maranhense. Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco. Destas, 95% deverão ser vacinadas.

Saiba mais: Em todo o país, campanha contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro

A prorrogação da campanha tem o intuito de massificar a vacinação na cidade e reforçar as estratégias para proteger a população.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde estarão com as doses disponíveis. "Estamos abastecidos de vacinas antipólio e contra o sarampo, e vamos continuar o trabalho de mobilização e conscientização dos pais e responsáveis das crianças por que eles precisam entender que somente vacinando vão proteger seus filhos destas doenças", explicou. A campanha é direcionada a todos os menores de um ano a cinco anos incompletos e a recomendação é que os pais apresentem o cartão de vacina.

DOENÇAS

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa e de natureza viral, que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.