Evento

CGJ promove workshop sobre Malote Digital e Cartas Precatórias

O <i>workshop</i> acontece no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa e para participar basta chegar no horário e assinar uma lista.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

SÃO LUÍS - A Corregedoria Geral da Justiça, através da Assessoria de Informática, promove o 10º Workshop de Tecnologia, no próximo dia 31 de julho. O evento será das 9 ao meio-dia e vai abordar o tema “Cartas Precatórias Com o Sistema Malote Digital”. O workshop acontece no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa e para participar basta chegar no horário e assinar uma lista.

“Nesta edição, abordaremos a temática ‘enviando cartas precatórias utilizando o sistema malote digital. O objetivo é capacitar magistrados, secretários judiciais e assessores para o uso do sistema de Malote Digital, em cumprimento à Resolução 100 do Conselho Nacional de Justiça e à Resolução 25/2013 do Tribunal de Justiça do Maranhão, que regulamentam o envio de Cartas Precatórias entre unidades judiciais”, ressalta Mário Márcio de Almeida, juiz auxiliar da CGJ.

Atualmente, o sistema é utilizado por todo o Poder Judiciário em substituição à remessa física de comunicações nos termos da resolução nº 100/2009/CNJ, acelerando o trâmite de documentos, representando uma significativa economia ao erário. “É mais um evento que obedece ao calendário de cursos, palestras, treinamentos e workshops que a Corregedoria Geral da Justiça projetou para este ano de 2015”, destaca o magistrado.

“A corregedoria, através da assessoria de informática, já realizou diversos workshops na área de tecnologia e sistemas, em São Luís e algumas cidades do interior, direcionado a magistrados, secretários judiciais, e servidores em geral, sempre destacando temas como o gerenciamento da produtividade no uso dos sistemas Themis PG e JurosConsult. Nesta edição a temática abordada é o malote digital”, observa Paulo Rocha, assessor de informática da CGJ.

Sobre o Malote Digital – É um sistema desenvolvido com a finalidade de possibilitar comunicações recíprocas, oficiais e de mero expediente. O sistema (originalmente chamado Hermes) foi desenvolvido pelo TJ-RN para uso interno.

Posteriormente, foi cedido por meio de convênio ao Conselho Nacional de Justiça, onde sofreu adaptações para permitir a troca eletrônica de correspondências entre diversos órgãos do Poder Judiciário, passando a ser conhecido como Malote Digital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.