Motorista

Praticidade do câmbio automático pode virar armadilha

A moderna tecnologia dos carros com câmbio automático caiu no gosto dos motoristas.

Mayrla Lima/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - Das pistas da Fórmula 1 para as ruas de São Luís. A moderna tecnologia dos carros com câmbio automático caiu no gosto dos motoristas maranhenses, e já faz parte da realidade de muita gente. Mas é preciso ter atenção. A praticidade e o conforto do câmbio automático podem virar uma armadilha nas mãos de motoristas menos atentos. Assista à reportagem de Mayrla Lima, da TV Mirante.

Na hora de trocar o carro, a arquiteta e advogada Janaína Costa não pensou duas vezes. Optou por um com câmbio automático. Ela fez a escolha motivada pela praticidade.

A procura pelos carros automáticos é crescente. O que antes era exclusividade das versões mais luxuosas, hoje faz parte da realidade de montadoras mais populares.

Qual a principal diferença entre um carro manual e um automático? Na hora de dirigir, o que muda? Como o motorista deve se comportar ao volante? Para tirar essas dúvidas, a TV Mirante conversou com quem entende do assunto.

Há sete anos, o diretor comercial José Medeiros trabalha no mercado de automóveis. Ele explica que a diferença básica entre uma transmissão manual e a automática está nos pedais. Com a transmissão automática, o motorista pode “dar férias”, ou melhor, aposentar o pé esquerdo. Outra dica importante é atenção aos comandos emitidos pelo veículo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.