UEMA: inscritos no PASES devem chegar a 30 mil

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h10

SÃO LUÍS - Terminado o prazo de inscrição para todas as etapas do PASES 2004, a expectativa da Universidade Estadual do Maranhão é de 30 mil candidatos.

Segundo o presidente do Coperse (Comissão Permanente de Seletivos), professor João Pinto Lima, até a última sexta feira, havia uma média de 29 mil inscritos no geral, sendo que só no campus da capital havia inscritos 8 mil candidatos. O professor chama a atenção, ainda, para os inscritos no vestibular da cidadania, em torno de 10 mil candidatos e os pré-inscritos no Pases (Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior), com cerca de 6 mil candidatos. O campus de Caxias é o mais procurado depois do da capital por causa dos cursos na área de saúde: enfermagem e obstetrícia (Bacabal e Caxias) e medicina, esse último oferecido apenas em Caxias.

Para Lima, o Pases veio aumentar a demanda de candidatos e a oportunidade do ingresso no ensino superior. “Antes do Pases, nós tínhamos uma média de 17 mil candidatos. Hoje se vê uma outra realidade, em torno de 30 mil”, explica.

No Pases, pode fazer o vestibular tanto quem já concluiu o ensino médio, quanto quem ainda está concluindo. Esse ano, as provas serão aplicadas nos dias 26, 27, 28 e 29 de janeiro de 2004, seguindo o seguinte esquema: no primeiro dia, as provas serão aplicadas para o estudante do 1º ano do Ensino Médio e para quem já concluiu. Essas provas são de múltipla escolha e voltadas para todos os cursos.

No segundo dia, as provas serão também de múltipla escolha e voltadas também a todos os cursos. Entretanto, farão as provas, alunos do 2º ano do ensino médio, e também quem já concluiu o ensino médio. Já no terceiro dia, as provas serão específicas, distribuídas por cursos e farão essas provas alunos do 3º ano do ensino médio, além dos que já concluíram o ensino médio. A UEMA oferece 17 cursos distribuídos nos seus sete campi. O resultado do vestibular está previsto para a primeira quinzena de março. As informações são da assessoria de comunicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.