Inscrições para concurso do MPE terminam no dia 5

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h10

SÃO LUÍS - Encerram-se no próximo dia 5 de janeiro as inscrições para o concurso público para ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado do Maranhão. Serão oferecidas 25 vagas para os cargos de Promotor de Justiça Substituto. As inscrições podem ser feitas na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz, 1396 - Centro). No dia 9 de janeiro, de acordo com o cronograma já publicado, será anunciada a lista dos candidatos inscritos. O período de inscrições não será prorrogado. A primeira prova ocorrerá no dia 25 de janeiro.

A novidade do próximo concurso é que as provas serão elaboradas por uma equipe de membros do Ministério Público do Estado do Paraná, graças a um convênio de cooperação celebrado com o MP maranhense. Também tem como inovação o calendário de provas fornecido juntamente com a publicação do edital do concurso.

Além do diploma de bacharel ou atestado de conclusão do curso de Direito (original e cópia), os candidatos devem apresentar cópia autenticada da carteira de identidade, duas fotografias 3x4 recentes e sem uso, e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Banco do Brasil, Ag.3846-6, Conta 5.180-2). A data prevista para divulgação da lista com as inscrições homologadas é 8 de janeiro de 2004. O concurso será realizado em três fases. A primeira fase consistirá de prova com 100 questões objetivas sobre os temas Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Eleitoral, Direito Tributário, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Organização do Ministério Público e Organização Judiciária do Estado do Maranhão.

Na segunda fase, os candidatos serão submetidos a três provas teórico-práticas - compostas de dissertação ou elaboração de peça jurídica, além de cinco questões discursivas. A terceira etapa consistirá de prova oral e de tribuna. Informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone 219 1728 ou no site da Procuradoria Geral de Justiça www.pgj.ma.gov.br. As informações são da assessoria de comunicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.