Novos médicos

Médicos do Provab são selecionados para trabalhar em SL

Os profissionais vão trabalhar, prioritariamente, na zona rural da cidade.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu os 20 novos médicos selecionados por meio do edital do Ministério da Saúde que vão integrar o Programa Saúde da Família (PSF) em São Luís. Os profissionais vão trabalhar, prioritariamente, na zona rural da cidade.

Os médicos foram contratados pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que visa o fortalecimento do sistema de atenção básica de saúde. A Semus aderiu ao Provab ainda no ano passado, quando solicitou o número máximo permitido, 42 médicos. Nesta primeira fase, o Ministério da Saúde, responsável pela contratação, selecionou 20 profissionais. Os demais devem ser contratados na segunda fase do programa, que ainda será divulgada.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Para a médica Jéssica Mendes, que foi beneficiada pelo Provab e agora irá atuar no Centro de Saúde Paulo Ramos, a expectativa é positiva. “No período de universidade tive a oportunidade de estagiar e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família. Saber que agora vou atuar profissionalmente com estas equipes e em benefício dos moradores de São Luís é gratificante”, afirmou.

Provab

O Provab é um programa que une a prática profissional e o ensino. Cada médico/bolsista receberá bolsa de R$ 10 mil para trabalhar 32 horas semanais e fazer, simultaneamente, especialização à distância na área de Saúde da Família.

O Programa ainda tem como objetivo estimular e valorizar o profissional da saúde - médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, que atuam em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, nos municípios considerados áreas de difícil acesso ou de populações de maior vulnerabilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.