Abastecimento de água

Adutora do Italuís rompe-se mais uma vez

Mais de 50 bairros ficarão com fornecimento de água interrompido por até 72 horas.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - A adutora do Sistema Italuís, que abastece a cidade de São Luís, rompeu-se mais uma vez, na altura do Km 38, no Campo de Perizes. A água jorrou na pista de quem chega a São Luís desde, aproximadamente, as 6h30.

Veja, ao lado, na reportagem de Tiago Soares e Manuel Penha.

De acordo com o repórter da TV Mirante, Tiago Soares, que esteve no local, a pista ficou completamente alagada. O tráfego na BR-135 estava bastante lento porque os carros tiveram que passar bem devagar para evitar acidentes.

Sidney Pereira
Água jorra na pista da BR-135. Foto: Sidney Pereira.

Técnicos da Caema, assim como diretores e o presidente de companhia, João Moreira Lima, estão acompanhando a recuperação da adutora, que se rompeu por corrosão.

Os bairros afetados são Monte Castelo (parte), Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro De Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Primavera, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém, Santo Antônio, Anjo da Guarda, Fumacê, Vila Mauro Fecury I e II, Vila São Luís, Vila Nova, Bonfim, Vila Ariri, Vila Sete de Setembro, São Raimundo, Vila Alto da Esperança, Gancharia, Vila Itaqui, Porto do Itaqui, Alto da Esperança, Ana Jansen e Ilha da Paz.

A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado em até 72 horas.

Outros rompimentos

Em 12 de janeiro deste ano, a adutora rompeu-se no Km 32, no Campo de Perizes. Com o rompimento, 50 bairros de São Luís ficaram com o abastecimento de água prejudicado. Na época, a Caema justificou que o rompimento aconteceu devido às condições da tubulação, que já estão comprometidas.

De Jesus/ O Estado

Os vazamentos e rompimentos na adutora acontecem frequentemente, todos os anos. Em 16 de janeiro de 2010, um vazamento na tubulação foi registrado.

Douglas Júnior/ O Estado

Em novembro de 2009, a adutora rompeu-se, e muita água foi desperdiçada. Em fevereiro do mesmo ano, a situação foi bem pior, deixando as pistas da BR-135 bastante alagadas.

Biaman Prado/ O Estado

Reforma

No último dia 24 de fevereiro, o presidente da Caema, João Moreira Lima, declarou, em uma entrevista ao jornal O Estado, que a reforma do Sistema Italuís deve ter início ainda este ano. Nesta reforma, está prevista a troca de parte da tubulação. Os serviços estão orçados em R$ 123 milhões.

Matéria alterada às 12h55.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.