Trânsito

Inmeq fiscaliza cadeirinhas para transporte de crianças

Técnicos avaliam qualidade dos produtos disponíveis no comércio de São Luís.

Imirante, com informações do Inmeq

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO LUÍS - Desde que os dispositivos de retenção infantil, as populares cadeirinhas, se tornaram itens obrigatórios para o transporte de crianças em veículos de passeio, os técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), vêm avaliando a qualidade dos produtos disponíveis no comércio de São Luís.

Segundo Ludimar Vieira, coordenador da Divisão de Qualidade Industrial do Inmeq, as cadeirinhas são produtos com certificação compulsória, ou seja, só podem ser comercializados se portarem o selo do Inmetro. "Esse selo é a garantia que o consumidor tem que está adquirindo um dispositivo que de fato vai propiciar a segurança da criança, pois foi aprovado em todos os testes necessários para que se tenha essa certeza", explica.

Vieira adiantou que durante as fiscalizações, que iniciaram ainda no mês de maio, não foram encontradas irregularidades. "Já fiscalizamos mais de 14 estabelecimentos que comercializam esse produto, e, até o momento, os dispositivos de retenção para crianças em automóveis, como bebês-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação verificados estavam de acordo com os padrões exigidos pelo Inmetro", informa.

No entanto, a Divisão de Qualidade Industrial do Inmeq chama a atenção dos pais para a fixação correta dos dispositos nos veículos, pois cada tipo tem uma forma adequada para ser instalado. Além disso, é importante atentar para o modelo apropriado a cada criança, que está relacionado a idade e ao peso da criança que será transportada. "É fundamental que os pais estejam atentos a esses detalhes, pois o dispositivo mesmo certificado, se não for corretamente instalado no veículo, ou não for o apropriado para a criança, não irá garantir a segurança da mesma, podendo inclusive colocar em risco a segurança", ressalta Ludimar Vieira.

Veja os três tipos de cadeirinnha disponíveis no mercado:

Bebê-conforto: para crianças de até 1 ano de idade ou de até 9 quilos. Deve ser montada com a criança virada de costas para o motorista.

Cadeirinha de segurança: para crianças entre 1 a 4 anos ou com 9 a 18 quilos. Deve ser montada de frente para o motorista. O cinto de segurança do carro prende a cadeirinha, que possui um cinto para proteger a criança.

Booster ou assento de elevação: para crianças de 4 a 7 anos e seis meses ou com peso entre 18 e 36 quilos. Deve ser preso no banco pelo cinto de segurança do próprio carro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.