Tentativa de assassinato

Presidente do TSE não descarta motivação política em atentado

Carro do presidente do TRE de Sergipe, Luiz Mendonça, foi alvejado com mais de 30 tiros.

Débora Zampier/ Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

BRASÍLIA - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse hoje (18) que as autoridades que apuram a tentativa de assassinato do presidente da Corte eleitoral de Sergipe, Luiz Mendonça, não descartam a possibilidade de o atentado ter motivações políticas devido à proximidade do período eleitoral.

O carro de Mendonça foi alvejado com mais de 30 tiros, inclusive de escopeta, quando o desembargador saiu de casa na manhã de hoje (18) para trabalhar. O presidente conseguiu se abaixar e foi atingido apenas por estilhaços de vidro e metal, mas seu motorista, baleado, está internado em estado grave. Ainda não há pistas sobre os suspeitos.

Lewandowski informou que já acionou o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a direção-geral da Polícia Federal, o governador do Estado de Sergipe e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para mobilizar forças para que o caso seja resolvido o quanto antes. Ele disse que irá a Sergipe para acompanhar o início das investigações.

Questionado sobre a hipótese de o atentado estar relacionado ao indeferimento de registro de algum candidato, Lewandowski afirmou que não descarta nenhuma hipótese. “O crime pode ter motivação eleitoral, mas vale lembrar que o desembargador foi secretário de Segurança Pública e tem origem no Ministério Público.”

O presidente do TSE disse ainda que o atentado não inibirá o trabalho da Justiça Eleitoral. “Minha presença em Sergipe tem justamente esse objetivo. A Justiça Eleitoral é coesa e está pronta para qualquer desafio”, afirmou, lembrando ainda que a Justiça tem seus substitutos naturais, e, em caso de atentado contra qualquer presidente, o vice assume e os trabalhos continuam.

“Meu recado é que criminosos não tentem interferir no processo eleitoral, pois estamos atentos e mobilizados e não haverá possibilidade de interferência no andamento das eleições”, disse Lewandowski, assumindo a possibilidade de pedir reforço de segurança para todos os agentes públicos envolvidos no processo eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.