Emprego

Cresce o número de trabalhadores com mais de 50 anos, diz IBGE

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h51

SÃO PAULO - Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as empresas estão apostando na experiência de trabalhadores mais velhos.Em seis regiões metropolitanas, o número de brasileiros com mais de 50 anos que estão trabalhando cresceu 68% nos últimos oito anos. São elas Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. São quase cinco milhões de pessoas.

"Os clientes me procuram pra ajudá-los. E eu tenho o maior prazer de ajudar", diz Geraldo Gomes, de 74 anos, empacotador de um supermercado de São Paulo. Um dos colegas dele, Antônio Coutinho, de 58 anos, estava sendo disputado quando entrou na empresa. "Havia outras duas oportunidades e preferi estar aqui nesse trabalho", conta.

Há seis anos, essa rede de supermercados onde eles trabalham criou um programa de inclusão social. Até hoje, foram contratadas mais de mil pessoas acima dos 50 anos. "Você traz a sabedoria de quem tem mais idade. Isso somado à rapidez, à ânsia, à ambição do jovem, dá uma mistura muito positiva", comenta Vandreia Oliveira, gerente de RH.

Contratar pessoas mais velhas deixou de ser só marketing social e se tornou um bom negócio, diz o economista Nelson Barrizzelli. "São pessoas que, dentro do ambiente empresarial, dão excelentes exemplos. Então passou a ser uma atividade que traz beneficio e retorno para a empresa."

E não é que o pessoal mais velho queira trabalhar só para ter uma atividade ou ajudar na aposentadoria. Muitos entram no mercado pra valer. É o caso de Paulo Ricardo Lomônaco, de 62 anos, futuro gerente de restaurante. Ele foi contratado no ano passado como garçom e começou na última quinta-feira (22), o treinamento para a nova função. "É uma lustrada no ego, uma felicidade bem grande de poder ser útil nessa idade. Achei excelente", diz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.