Parada gay

Parada gay reúne multidão na Avenida Litorânea

Parada Gay do Maranhão, em sua 7ªversão, está na 3ª colocação no ranking das melhores do país.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - A entoação do Hino Nacional Brasileiro, seguido da canção internacional “I will survive”, na voz da cantora Gloria Gaynor, deram a largada para o desfile de trios elétricos na 7ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que atraiu milhares de pessoas ontem à noite para a Avenida Litorânea. Mais de dez trios elétricos percorreram um trecho da avenida, no sentido praia do Calhau-praia de São Marcos. O evento foi patrocinado pelo governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís.

Os carros traziam modelos performers masculinos, travestis, militantes de movimentos em defesa da causa homossexual e simpatizantes em geral. Embaixo, uma multidão se divertia ao som de um eclético repertório. Muitos compareceram usando fantasias coloridas, de personagens da TV e dos desenhos animados. Vários grupos que trabalham pela causa LGBT entregaram panfletos contendo informações de alerta contra o preconceito sexual.

A festa movimentou os bares e alguns aproveitaram para homenagear o movimento GLBT com uma decoração especial. Foi o caso do Bar da Marlene, localizado na praia de São Marcos. No primeiro trio, estava o modelo Marcelo Medina, do elenco da revista G Magazine.

Segundo o coordenador-geral do evento, Carlos Garcia, a Parada Gay do Maranhão está na terceira colocação no ranking das melhores do Brasil. Ele disse que o objetivo é contribuir para uma cidadania sem preconceitos. “O que nós queremos é apenas respeito, pois contribuímos para o desenvolvimento do nosso estado e para o crescimento do Brasil”, disse Carlos Garcia.

Carlos Garcia afirmou ainda que o foco da parada este ano é a violência contra travestis e transexuais. Ele lembrou a violência que resultou na morte de 44 travestis no Maranhão, no período compreendido entre janeiro do ano passado e maio deste ano. O ator Uilmar Júnior, que foi para a parada vestido com uma fantasia nas cores do Brasil, disse que queria fazer um alerta à população com relação às eleições de outubro. “Temos que ter cuidado com os candidatos homofóbicos, pois o preconceito é algo arcaico e que não pode mais existir. Não podemos permitir, hoje em dia, um candidato preconceituoso. Este é um alerta a todos, para que pensem bem antes de votar”, disse Uilmar Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.