Maranhão

Projeto vai mapear potencialidade mineral do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Minas e Energia, Israel Nogueira Ferreira, se reuniu, ao final de maio, em Brasília, com Telton Elber, da Secretaria de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), para trocar informações sobre o convênio nº 704913/2009, firmado em setembro de 2009, entre o Governo do Estado e o Ministério de Minas e Energia, no valor de R$ 250 mil. O objetivo do acordo é o de viabilizará a execução de um projeto de reconhecimento das Cadeias Produtivas de Base Mineral do Maranhão. O acordo, que envolve a Secretaria de Ciência e Tecnologia, tem como executor a Secretária de Estado de Minas e Energia (Seme).

Durante o encontro em Brasília, Israel Ferreira informou a SGM/MME, que o início para a execução do projeto depende apenas da conclusão do processo de contratação da empresa responsável. "Ao assumir o comando da Pasta notei a importância do convênio para o Estado e tratamos de seguir para Brasília para conversar com os técnicos da SGM", afirmou Israel Ferreira que estava acompanhado do adjunto da Seme, Luís Alfredo Barros Pinto.

De acordo com o secretário projeto consiste em identificar as Cadeias Produtivas desde a exploração do minério, passando pelo beneficiamento até a comercialização. “Por meio desse reconhecimento, será possível identificar, inclusive, empresas que exploram minério no Maranhão de maneira irregular e sem pagar impostos. Além de obter informações precisas sobre a potencialidade mineral do Estado, o meio físico superficial e de subsolo, o que vai propiciar bases científicas para o conhecimento de fontes geológicas e hidrogeológicas", explicou.

Potencialidade

O Maranhão ocupa lugar de destaque entre os estados com maior potencialidade mineral a ser explorada. Com tamanha riqueza, o estado tem despertado o interesse e atraído várias empresas exploradoras de minério para o seu território. Recentemente foi descoberta uma mina com grande quantidade de ouro no município de Cândido Mendes.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.