HIV/AIDS

SES realiza oficina 'Teste rápido para diagnóstico do HIV/Aids'

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O Programa de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o novo cronograma de atividades das Oficinas de Implantação do Teste Rápido para diagnóstico do HIV. Até o dia 12 de dezembro, serão treinados técnicos em mais 40 municípios.

As aulas da primeira turma terão início nesta sexta-feira (13), a partir das 8h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Lira, em São Luís.

Segundo programação da SES, os 40 municípios beneficiados serão divididos em quatro turmas diferentes. Em cada uma delas estão sendo aguardados técnicos de 10 municípios. As atividades do treinamento acontecerão sempre em dois dias, sendo o primeiro deles dedicado à teoria e à prática do teste rápido e o outro ao conteúdo referente ao aconselhamento. Fazem parte do primeiro grupo, os municípios de São Luís, Lagoa do Mato, Anapurus e Matões do Norte.

Além da turma desta sexta-feira (13) e sábado (14), já foram fechadas outras três: dias 27 e 28 de novembro, 04 e 05 de dezembro e 11 e 12 de dezembro. Segundo a coordenadora do Programa de DST/Aids, Sílvia Viana, até o momento já foram treinados um total de 86 municípios, sendo 43 só este ano. "A procura pelas oficinas de implantação do teste rápido é muito grande. Nesta fase, demos prioridades aos municípios que não tem nenhum técnico habilitado para a aplicação do diagnóstico".

O teste rápido é realizado por meio de uma análise do sangue, que é retirado por um furo no dedo, como no caso do teste de glicemia. O resultado sai em até 20 minutos. Além da coleta, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em caso positivo, ele já é encaminhando ao serviço de referência.

As informações são da Secom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.