Educação

Simulado do Enem ocorre hoje em São Luís

Das 8h às 12h, cerca de 12 mil alunos farão a prova em várias escolas da cidade.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

SÃO LUÍS - Cerca de 12 mil estudantes de 94 escolas estaduais da região metropolitana de São Luís participarão, neste sábado (29), de um simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (ENEM). Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Básica (Sueb) e da Supervisão de Avaliação Escolar (Suave), o teste será aplicado nas instituições de ensino da rede que ofertam ensino médio das 8h às 12h.

A iniciativa foi determinada pelo secretário estadual de Educação, César Pires, que tem destacado a importância da preparação dos alunos das escolas estaduais para o Enem. “Dividimos com os pais o sonho de ver nossos alunos na universidade, e o Enem será a única forma de acesso a diversas instituições de ensino superior”, ressaltou ele.

O simulado do Novo Enem será composto de 40 questões, sendo 20 de linguagem, código e suas tecnologias, e 20 de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de Redação. As provas foram organizadas a partir da seleção de habilidades e competências das avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC).

Para facilitar o acesso e tranquilidade da aplicação do simulado, a Seduc solicita que os alunos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência aos locais de prova, munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O teste terá duração de 4 horas: duas horas são destinadas às provas objetivas, uma hora e meia à redação e 30 minutos ao preenchimento da folha de resposta.

A prova é um preparatório para o exame oficial, a ser aplicado pelo MEC nos dias 3 e 4 de outubro. Além de Linguagens, Matemática e da Redação, o Enem também trará questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.