Santa Luzia

Relatório do Crea solicita que prédio seja desocupado

De acordo com documento, construção necessita de uma intervenção em seu sistema construtivo.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h13

SÃO LUÍS - Relatório divulgado ontem pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea) sobre a vistoria feita no dia 16 no edifício Santa Luzia, no bairro Renascença, recomenda a desocupação imediata do prédio.

De acordo com o documento, elaborado pela assessoria técnica do Crea, a construção necessita de uma intervenção em seu sistema construtivo. "Verificamos que toda a estrutura predial está debilitada. As fachadas, instalações hidro-sanitárias e elétricas terão que sofrer uma intervenção minuciosa, no intuito de recuperá-las", explicou o engenheiro Antônio Xavier, que alertou ainda para a existência de falhas estruturais, apontando problemas como ferros expostos, vigas e lajes, fato que remete às ações de recuperação uma urgência.

Segurança

Por se tratar de um serviço da engenharia, o relatório aponta também a urgência em retirar as pessoas que atualmente estão residindo no prédio, garantindo o bem-estar e a segurança de todos. "Sugerimos aos responsáveis pelo imóvel que seja feita, o mais breve possível, a evacuação de todas as famílias instaladas no prédio, pois serão realizadas obras em toda sua estrutura, assim evitarão qualquer problema futuro em relação à segurança dessas pessoas", frisou Xavier.

A equipe técnica explicou que não foi realizado serviço de inspeção nas fundações do prédio, que se trata de obra enterrada, razão pela qual não é de responsabilidade do Crea se o imóvel apresentar qualquer anomalia nesta área. "Somente após a sua recuperação é que o prédio estará apto a se enquadrar no programa de Manutenção Preventiva", conclui Antônio Xavier.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.