Carros viram 'bichinhos de estimação' no Japão

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

SÃO PAULO - Engraçadinho, comunicativo e cúbico parecem ser os ítens que compõem a mais nova tendência em se tratando das novidades das principais montadoras do Japão - Toyota, Honda e Nissan - a serem exibidas no Salão do Automóvel de Tóquio, que começa no dia 26.

Com nomes pouco convencionais, como Rin, Puyo e Pivo 2, os carros "conceito" ao estilo brinquedinho, ou espetáculo, parecem mais inspirados no iPod, em cápsulas espaciais futuristas ou mangás japoneses do que em qualquer outra coisa que normalmente poderíamos associar a automóveis.

De fato, todos recebem a denominação de veículos terapêuticos. Mas nenhum tem previsão de venda ao público, pelo menos não em um futuro breve.

Por trás das novidades, existe a idéia cada vez mais forte entre as montadoras japonesas de que é preciso que se tomem mais medidas para combater a imagem dos carros como os vilões responsáveis por problemas como poluição, aquecimento global e acidentes de tráfego.

A solução das empresas: transformar o carro em um companheiro, um amigo, abandonando a condição de mera máquina usada apenas para nos levar para lá e para cá.

A Honda chega a afirmar que o Puyo, o carro-conceito branco em formato de cápsula com superfície emborrachada, equipado com um mega pára-brisa panorâmico, deve ser recebido como um animal de estimação. A cabine do Puyo, veículo com propulsão de célula de combustível, gira para que ele não precise ir para trás.

O carro brilha em diversas tonalidades de luz sob a superfície do corpo de silicone para se comunicar com as pessoas e, segundo a Honda, fica verde quando está feliz. O velocímetro brilha em um tom brando de azul no painel que lembra os tecidos crus para que o interior se pareça mais como uma sala de estar.

Em uma prévia concedida à imprensa, a Honda comparou a estética do Puyo, cujo nome se baseia na palavra japonesa usada para descrever objetos macios ou flutuantes, a coisas engraçadinhas como um coelhinho e um balão.

O Rin, da Toyota, tem um visual semelhante ao do Puyo, mas possui alguns detalhes em verde sobre branco para ressaltar o que, segundo a montadora, representa a serenidade do automóvel para que o motorista se sinta em harmonia com a natureza.

O Rin, nome que significa "correto" e "gracioso", tem o chão transparente e janelas amplas. Segundo a Toyota, os assentos na cor bege realçam o tom de pele dos passageiros e foram projetados para melhorar a postura.

"Este carro está relacionado ao conceito de belo e saudável", diz Satoru Taniguchi, que supervisiona o Rin, um híbrido gás-elétrico de plug-in. Os carros tipo plug-in rodam mais com eletricidade do que um híbrido comum porque são recarregados em tomadas domésticas.

O Pivo2, projetado para estacionar com toda a segurança (Foto: AP) 'Robozinho'

A cabine do veículo elétrico Pivo 2, da Nissan Motor Co., gira sobre a base de roda conseguindo virar para a direção oposta. Os pneus do automóvel também giram 90 graus, permitindo que ele se mova lateralmente facilitando a baliza em vagas apertadas.

Para não deixar a mensagem de graciosidade passar despercebida pelos visitantes do Salão de Tóquio, o Pivo, nome derivado da palavra "pivot", possui uma cabeça giratória de robô posicionada próxima ao volante que conversa com o motorista com uma voz estridente.

Mais informações no site do G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.