Confira dicas importantes para o dia da votação

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

SÃO PAULO - Confira abaixo algumas dicas importantes para o eleitor no dia da votação, que acontece neste domingo, dia 1º de outubro.

Como vou saber onde votar?

No site do TSE é possível consultar o local de votação. Consulte, no seu Título de Eleitor, o número de sua zona e da seção em que vota.

Posso levar uma "cola" para votar?

Sim. Para facilitar o voto, o eleitor deve levar os números dos candidatos anotados em um papel. Clique aqui e imprima sua cola.

Quando e qual é o horário de votação?

No dia 1º de outubro (domingo), das 8h às 17h, em todo o país. Às 17h, serão recolhidos os títulos dos eleitores que se encontrarem na fila, para os quais serão distribuídas senhas. O segundo turno, se houver, será no dia 29 de outubro, no mesmo horário.

É possível votar sem título de eleitor?

Sim, a Justiça Eleitoral permite que o eleitor registrado vote sem título. Basta apresentar um documento de identidade oficial com fotografia, como carteira de trabalho, carteira de habilitação e afins. É importante lembrar que o número da seção e da zona eleitoral também aparecem escritas nos comprovantes de votação. Caso você não saiba a seção mas lembre do local da votação, ainda assim é possível votar, mas você terá que percorrer todas as seções do prédio.

Posso votar trajando bermuda, sandália ou descalço?

Sim, o eleitor pode inclusive portar boné, camiseta ou outro adereço de seu candidato ou partido, desde que se comporte de maneira discreta e silenciosa dentro do local de votação e permanecendo dentro da seção eleitoral apenas o tempo necessário para votar.

Posso ingressar na seção eleitoral portando meu celular?

Sim, mas os aparelhos, bem como qualquer outro equipamento de comunicação, deverão ser mantidos desligados.

Quem tem preferência na hora de votar?

Idosos, enfermos, mulheres grávidas e deficientes físicos têm prioridade na hora da votação. Médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais em serviço e convocados a trabalhar pela Justiça Eleitoral também não precisam esperar em filas. Basta solicitar ao Presidente da Mesa a preferência.

É possível votar em trânsito?

Não existe mais a figura do voto em trânsito. Se no dia da eleição você estiver fora de seu domicílio eleitoral, deverá justificar a ausência. Para isso, no dia da eleição, é preciso dirigir-se a qualquer seção eleitoral e preencher um formulário nos postos de justificativa (nos últimos anos, todas as seções possuem tais postos).

Como votar no exterior?

Caso o eleitor brasileiro esteja morando em outro país, deseja votar e sabe que seu título está regular, basta pedir a adequação. Brasileiros residentes no exterior só podem votar para presidente. O passo a passo está disponível no site www.tse.gov.br, na seção Serviços Online, em que é possível imprimir também o Formulário de Solicitação de Serviços Eleitorais.

É importante lembrar que será necessário apresentar na embaixada do Brasil do referido país uma série de documentos, como carteira de trabalho atualizada e prova inequívoca de nacionalidade brasileira. Dúvidas também podem ser tiradas pelo e-mail: exteriorbrasil@tre-df.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.