Jackson Lago nega respostas de debate

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O debate entre os candidatos a governador, ontem na TV Mirante, mostrou o candidato da “Frente Trabalhista, Jackson Lago (PDT), acuado e sem resposta para as acusações contra a Coliseu e em relação ao seu posicionamento nas eleições presidenciais; o governador José Reinaldo Tavares apresentando suas ações já realizadas no Governo e cobrando explicações do ex-prefeito; Raimundo Monteiro (PT) pregando voto em Luiz Inácio Lula da Silva; e Ricardo Murad (PSB) no ataque contra o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

Monteiro iniciou o debate perguntando a Ricardo Murad sobre segurança pública. Em seguida, Ricardo questionou José Reinaldo sobre turismo, e José Reinaldo perguntou a Jackson Lago sobre capacitação da juventude. O primeiro bloco terminou com Jackson Lago questionando Monteiro sobre cultura.

Denúncias – O clima começou a esquentar no segundo bloco, quando José Reinaldo cobrou do ex-prefeito de São Luís uma explicação sobre as denúncias contra a Coliseu relativas à administração Jackson Lago. O candidato do PDT respondeu dizendo que “toda campanha aparece este tipo de denúncia”.

Insatisfeito com a resposta, Tavares disse que Jackson Lago fugia das perguntas tentando politizar a resposta. Na tréplica, o ex-prefeito falou que “montar farsas é a especialidade deste grupo”, o que gerou um direito de resposta a José Reinaldo Tavares. “O Jackson Lago não consegue explicar estas denúncias, que fazem parte de um relatório do TCE”, comentou o governador.

O tema corrupção na Prefeitura de São Luís voltou novamente ao debate no terceiro bloco, quando Ricardo Murad perguntou a Raimundo Monteiro se, numa administração petista, as pessoas denunciadas continuariam no cargo.

“O PT não suporta corrupção. Nas administrações petistas, todos os secretários seriam afastados para investigação”, respondeu Monteiro. “As denúncias são gravíssimas contra a prefeitura, mas o Jackson prefere acusar a afastar os denunciados”, completou Murad.

Propostas – Sempre apresentando suas propostas, José Reinaldo Tavares revelou dados do IBGE, que mostram que o Maranhão diminuiu a pobreza em 4,5% nos últimos anos. “É importante que o Maranhão tenha melhorado seus índices sociais”, elogiou o candidato do PT, Raimundo Monteiro.

Respondendo a Jackson Lago, José Reinaldo anunciou que os alunos do Programa de Capacitação de Docentes (Procad), da Uema, são custeados pelo Governo do Estado e anunciou a ampliação da universidade estadual, com criação de novos cursos. O governador fez um balanço das suas ações à frente do governo. “Estamos concluindo a infra-estrutura que vai permitir o desenvolvimento do turismo no estado, iniciado pela ex-governadora Roseana Sarney, com a criação de estradas e urbanização das cidades”, disse, respondendo a uma pergunta de Ricardo Murad.

O debate foi encerrado com os candidatos fazendo uma explanação de três minutos. Em seguida, todos subiram para a sala reservada da TV Mirante.

Irritado, Jackson Lago saiu sem cumprimentar os demais candidatos, segundo revelação de Ricardo Murad e José Reinaldo Tavares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.