Rocha faz conchavo com Lago e deve renunciar à candidatura

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O deputado Roberto Rocha deve anunciar hoje sua renúncia à candidatura ao Governo do Estado pelo PSDB. A decisão foi tomada ontem e faz parte de um acordo com o candidato do PDT, Jackson Lago. O acordo inclui, entre outros itens, indenização de campanha e acertos eleitorais para beneficiar candidatos a deputado estadual, segundo fonte contatada ontem à noite por O Estado. A reunião decisiva aconteceu à tarde e abriu uma crise dentro do PSDB, provocada pelo deputado João Castelo, que não concordou com o que chamou de “conchavo”.

As articulações promovidas por emissários da “Frente Trabalhista” foram iniciadas há duas semanas. Pelo menos três reuniões foram realizadas desde então. As duas últimas aconteceram na tarde de quarta-feira e ontem, quando os termos do acordo entre Roberto Rocha e Jackson Lago foram definidos.

Condições - Uma das condições, segundo a fonte, envolveria indenização de gastos de campanha. Outra seria o apoio do prefeito de Timon, Chico Leitoa, à candidatura do deputado Aderson Lago, do PSDB e primo de Jackson Lago. Tal acordo teria provocado uma onda de insatisfação, já que outros candidatos do PSDB e do PDT se sentiram prejudicados.

Pelo que ficou acertado, Roberto Rocha deve anunciar sua renúncia hoje, no horário eleitoral gratuito na TV, podendo também convocar uma entrevista coletiva para comunicar sua decisão de sair da disputa para o Governo do Estado. No programa do PSDB, ele anunciará a renúncia, mas ficou acertado que ele só formalizará a decisão junto à Justiça Eleitoral três dias antes da eleição, na expectativa de que os votos a ele dados sejam anulados, o que, na avaliação dos negociadores do acordo, favoreceria a Jackson Lago.

A mais recente pesquisa da Econométrica revelou que, em caso de renúncia de Roberto Rocha, 47% dos eleitores que votariam nele transferirão seus votos para o candidato da coligação “O Maranhão Segue em Frente”, José Reinaldo, e 39% votariam no candidato da “Frente Trabalhista”, Jackson Lago.

Racha - O acordo entre Rocha e Lago provocou uma crise dentro do PSDB. O deputado João Castelo, que vinha defendendo o candidato tucano, não concordou com a armação e classificou de “conchavo” o acordo com Jackson Lago.

Ontem à noite, a Redação de O Estado recebeu vários telefonemas de Balsas e Santa Inês. Eram partidários de Roberto Rocha indignados com a notícia de que o candidato estaria renunciando. Todos, sem exceção, demonstraram decepção com o deputado do PSDB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.