Sósias de Bin Laden fazem teste para filme

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Belgas barbudos interessados em representar Osama bin Laden fizeram fila hoje para participar de testes para um papel num filme inspirado no militante islâmico de origem saudita, no mesmo dia em que o mundo relembra as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Posando para as câmeras com os candidatos a atores, alguns usando turbantes e vestes árabes típicas, o diretor Rob Van Eyck admitiu que o momento escolhido para conduzir os testes foi calculado para fins de publicidade.

"Este é o único dia em que teríamos uma cobertura de mídia tão grande. Quando fiz os primeiros testes de elenco, em maio, não veio ninguém", contou o diretor flamengo, que conquistou status de "cult" na Bélgica com seus filmes de ficção científica feitos com baixos orçamentos.

Indagado se não achava de mau gosto fazer os testes no primeiro aniversário dos ataques contra os Estados Unidos, Van Eyck respondeu: "Não é agradável para os americanos, mas pessoas morrem em atentados todos os dias".

Van Eyck, de 63 anos, disse que seu filme será uma comédia negra.

"Às vezes é bom chocar as pessoas com humor. Os americanos são incapazes de rir deles mesmos", acrescentou.

O filme, Afterman 2, é ambientado em 2012 e traz o herói Afterman lutando contra Bin Laden, que chega à Bélgica em busca de asilo político e acaba ascendendo escalões na União Européia.

Afterman acaba por salvar o mundo de Bin Laden, que fechou as fronteiras e estabeleceu uma ditadura.

Van Eyck disse que seu fascínio com Bin Laden, que está desaparecido desde a guerra americana no Afeganistão, vem do fato de que "para um lado no confronto ele é o mal encarnado, enquanto para o outro é herói".

Ele não é o primeiro artista ocidental a retratar Bin Laden. O polêmico rapper americano Eminem fantasiou-se como o foragido líder da Al Qaeda no videoclipe Without Me.

Os candidatos a atores no filme defenderam a proposta, dizendo que se trata de diversão com ironia. As filmagens de Afterman 2 estão previstas para começar em 2003.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.