Maranhão

Projeto de estudantes auxilia empreendedores de bairro de São Luís

A ideia é integrar os comerciantes, com a criação de um espaço compartilhado que funciona como escritório de capacitação profissional.

O Estado, com informações do IFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(ifma,)

Um projeto de extensão criado por alunos e professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está auxiliando microempresários do bairro Cidade Operária, em São Luís, a alavancar seus negócios por meio do coworking. A ideia é integrar os comerciantes, com a criação de um espaço compartilhado que funciona como escritório de capacitação profissional, para que eles possam expandir as possibilidades profissionais e empresarias, elevando a qualidade de prestação dos serviços.

O projeto é denominado “Coworking IFMA – O espaço do empreendedor” e funciona na Unidade Cidade Operária do IFMA Campus São Luís-Centro Histórico. O termo em inglês coworking é utilizado para designar um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, agrupando profissionais que não obrigatoriamente trabalhem na mesma empresa ou área de atuação.

A equipe atuante pelo IFMA é formada por profissionais de diversas áreas de conhecimento, refletindo o conceito de coworking. Neste espaço são oferecidas palestras sobre microempreendedorismo com instituições parceiras; oficinas e minicursos nas áreas de gestão e tecnologia; e auxílio na oficialização de Microempreendedor Individual (MEI).

Ações

Entre algumas ações já realizadas pelo projeto, foram executadas visitas a microempreendedores, para ouvir suas principais necessidades e planejar a ações baseadas nessa escuta; Oficina de Atendimento ao Cliente; e Oficina de Empreendedorismo.

A professora de administração Andressa Helena é uma das voluntárias do projeto. Foi ela quem ministrou a Oficina de Atendimento ao Cliente, buscando colaborar com o desenvolvimento do empreendedorismo local. “Ações como essa não só permitem aos alunos aprimorar o conhecimento, mas a todos que do projeto participam”, disse Andressa Helena.

Integração entre campi

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o IFMA Campus São Luís-Centro Histórico e o IFMA Campus São José de Ribamar. A ação é coordenada pelos professores Ivanilde Pacheco, José Victor Sobral, Walker Cleison, Nayara Chaves e Bruna Elizama. “A interação entre campi é essencial para o crescimento dos projetos, pois cada um que se disponibiliza pode contribuir a partir de suas competências garantindo a eficácia dos resultados”, reflete a professora Bruna Elizama.

O projeto constitui-se ainda como estratégia de aproximação do IFMA com a sociedade, por meio do oferecimento de cursos com a participação de profissionais da área de gestão e tecnologia. Para a diretora de ensino Janete Chaves, do Campus São Luís – Centro Histórico, a proposta é interessante e valiosa no meio escolar e no mundo profissional. “Propicia um ambiente de conquistas coletivas e suas possibilidade bem amplas, pois olhar para fora do seu ambiente rotineiro, pesquisar sobre tendências e ver o que se adequa ao seu perfil empresarial, influencia diretamente no desenvolvimento e sucesso dos negócios”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.