Dieta e exercícios podem ajudar pacientes hipertensos

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h47

SÃO PAULO - Pessoas que apresentam pressão arterial levemente elevada podem ser beneficiadas pela prática de atividade física e dieta. Segundo Dante Giorgi, médico assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, as mudanças no estilo de vida podem reduzir a pressão em aproximadamente 15 a 20 milímetros de mercúrio (mmHg).

“Isso pode contribuir para diminuir pela metade o risco de problemas cardíacos”, explica o médico.

Na dieta, recomenda-se evitar o uso de sal e o consumo excessivo de álcool. É preciso também manter o peso adequado. A pressão arterial decai aproximadamente um milímetro de mercúrio a cada quilo perdido. A atividade física também ajuda a controlar a pressão. Embora não se saiba ao certo o mecanismo por trás desse efeito, especula-se que seja pela perda de peso.

Segundo Giorgi, o hipertenso não precisa ser um atleta para usufruir os benefícios do exercício. Pode-se começar com pequenas mudanças no dia-a-dia, como usar a escada em vez do elevador, ou parar o carro mais longe do trabalho para poder andar um pouco todos os dias.

Em casos mais acentuados de hipertensão, é preciso recorrer ao uso de medicamentos. “Mesmo quando é preciso recorrer ao uso de remédios para controlar a pressão, uma dieta equilibrada, com pouco sal, e a prática de atividade física podem ajudar”, explica o médico.

A pressão arterial é medida por dois números, os valores sistólico e diastólico. Enquanto o primeiro valor mede a pressão que o sangue circulante exerce nos vasos do corpo no momento que o coração se contrai, o segundo mensura a pressão quando o órgão relaxa.

Por exemplo: se, ao medir a pressão, o resultado for 120/80 mmHg (ou, simplesmente, 12 por 8), o primeiro número representa a pressão sistólica e o segundo a diastólica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.